13 ABR 2021
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Prefeitura promove reunião com subprefeitos para definir prioridades e ações aos produtores rurais
Encontro foi comandado pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Renato de Argollo Haber

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promoveu na última quinta-feira, dia 8 de abril, uma reunião com os subprefeitos, com o objetivo de definir prioridades e ações aos produtores rurais de cada distrito.
O encontro foi comandado pelo secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, engenheiro agrônomo Renato de Argollo Haber; e contou com a presença dos cinco subprefeitos: Amador Barbosa (Dirceu), Erick Lucas Shinomya de Castro (Fazenda do Estado), Jaqueline Correia da Silva (Amadeu Amaral), Elvis Onofre Ferreira (Rosália) e Paulo César Bezerra da Silva (Avencas).
Estiveram presentes também o médico veterinário Dr. Fábio Saraiva, chefe do Simm (Serviço de Inspeção Municipal de Marília); o técnico Agrícola Daniel Assis Scalco; o chefe da Divisão de Fiscalização de Mercados e Feiras, Jailton Aparecido Bruno; e o chefe da Divisão de Agricultura da secretaria, engenheiro civil Emerson Luiz Passini.
“Foi um encontro de suma importância para o agro rural de Marília, com participação de todos os subprefeitos. Precisamos construir um entendimento viável e racional que promova a recuperação das estradas rurais e pontes de nosso município, facilitando o escoamento da produção agrícola, que hoje é o esteio da nação. Também foi feita uma explanação no que a secretaria municipal da Agricultura pode oferecer em prestação de serviços e programas de fomento aos produtores rurais”, disse o secretário Renato de Argollo Haber.
O médico veterinário Dr. Fábio Saraiva, destacou as normas sanitárias e de segurança dos produtos e de sua correta manipulação em relação à saúde, e citou como exemplo a forma correta de se produzir queijos, carnes, embutidos, ovos, dentre outros produtos.
Já o técnico agrícola Daniel Assis Scalco, elencou o seu posicionamento na ajuda e orientação dos pequenos produtores e nos seus modos de manejos, falando ainda sobre formação de hortas comunitárias nesses distritos, e que são muito necessárias para a melhoria do abastecimento de forma barata desses consumidores e da melhoria também da renda dos moradores dos distritos, que normalmente são formados por pequenos produtores e que tudo isso vem a agregar de forma benéfica à população.
Jailton Aparecido Bruno também pontuou sobre o intuito da reunião e que essa parceria produtiva com a recuperação da malha rural, aliadas à formatação das hortas comunitárias e do bom escoamento da produção agrícola, consequentemente irão alavancar de vez o crescimento do setor agrícola e hortifrutigranjeiro, contribuindo para melhorar e baratear o abastecimento das feiras livres do município de Marília, pois com a produção organizada e produtiva, tudo tende a abater custos e trazer melhoria de vida não só para os que produzem, mas também para os consumidores, que realmente terão acesso a produtos frescos mais baratos e de ótima qualidade.
Emerson Luiz Passini destacou que a ideia principal será montar nos distritos depósitos de cascalho e fresa, pois vai de encontro a ideia de economicidade, a qual seria muito grande, visto que os caminhões e as máquinas que farão a manutenção dos locais, não precisariam retornar a grandes distâncias para buscar o material necessário para fazer o capeamento ou mesmo a recuperação das estradas rurais danificadas naquela localidade.
“Também serão reformadas diversas pontes no município, pois hoje temos várias que precisam ser recuperadas. A ideia central relativa às pontes é substituir basicamente as de madeira por tubos de concreto da forma correta, efetuando projetos simplificados de cálculos de volume de água entre a montante e a jusante”, disse Emerson.

Fotos: Julio Cesar de Carlis