19 ABR 2021
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Programa Ronda Azul, com ajuda da Polícia Militar, recupera produto furtado da Emei Irmão Maurício
Balança, que havia sido furtada, já foi devolvida à unidade escolar nesta segunda-feira

O Programa Ronda Azul, que conta com uma megaestrutura de fiscalização por câmeras de segurança e lançado em 2020 pelo prefeito Daniel Alonso, tem rendido bons resultados para a administração.
Uma última ação ocorreu na manhã do último domingo, dia 18 de abril, quando vigias do programa junto com a Polícia Militar recuperaram um produto furtado da Emei “Irmão Maurício Deladurantaye” localizado na Zona Leste de Marília.
Segundo os servidores houve o disparo do alarme da cozinha da Emei, sendo que em um primeiro momento foram visualizadas as câmeras e nada constatado. Pouco tempo depois foi observado um indivíduo dentro da unidade e o alarme mais uma vez acionado, desta vez no setor lactário, prontamente onde no mesmo momento foi acionada a PM que, junto com o agente de vigilância, foram até o local.
Logo em seguida, os policiais adentraram a unidade escolar e não encontraram o indivíduo. Saíram em diligências pelas proximidades da unidade escolar quando entraram em contato informando que havia apreendido o indivíduo, e que o mesmo confessou ter subtraído uma balança da escola. Logo após o mesmo foi enviado a CPJ (Central de Polícia Judiciária) e lavrado um Boletim de Ocorrência.
Estiveram envolvidos na ocorrência, os servidores Edson Felipe, Fabio Cesar e Marta Carvalho, pela Polícia Militar Cabo Silva e Soldado Luiz Fernando e pela Polícia Cientifica, Fabio e Paulo.
Na manhã desta segunda-feira, dia 19, o coordenador de Serviços de Vigilância Patrimonial, Adilson Simão de Souza e a servidora Marta entregaram o objeto furtado de volta à diretora Célia, da Emei Irmão Maurício.
O prefeito Daniel Alonso destacou a economia que o programa traz aos cofres públicos com a utilização da tecnologia para melhorar a segurança dos prédios públicos.
“Quando assumimos eram gastos R$ 7 milhões por ano com segurança privada e mais R$ 4 milhões por ano com monitoramento. Fizemos uma licitação e hoje, com mais de 150 prédios monitorados por aproximadamente 1.000 câmeras, investimos pouco mais de R$ 900 mil por ano, o que nos permite que estes R$ 10 milhões economizados possam ser investidos em saúde, educação, assistência social e nos próprios servidores”, disse o chefe do Executivo.
O secretário municipal da Administração, Coronel Marcos Boldrin, responsável pelo setor, ressaltou que estas detenções demonstram que o programa está cumprindo com o esperado.
“O objetivo do Programa Ronda Azul é exatamente este, monitorar todos os prédios públicos, como as escolas e as unidades de saúde, por exemplo, e inibir a ocorrência de furtos ou a identificação daqueles que, mesmo sabendo dessa monitoração, insistem em cometer esses delitos. Nossos parabéns também à Polícia Militar pela ajuda nas ocorrências”, disse Boldrin.
O coordenador de Serviços de Vigilância Patrimonial, Adilson Simão de Souza, destacou o trabalho em parceria com a Polícia Militar. “As câmeras da Central de Videomonitoramento conseguiram flagrar o indivíduo em ação. Elaboramos boletins de ocorrência e, mediante solicitação da PM, disponibilizamos as imagens que tornaram possível a identificação do autor dos furtos”.
COMO FUNCIONA O PROGRAMA RONDA AZUL
O Programa Ronda Azul mantém cerca de 1.000 câmeras de segurança e alarmes em 154 prédios públicos municipais, como escolas, unidades de saúde, serviços da Sads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social), Ganha Tempo, secretarias municipais externas e entre outros locais, como o Terminal Rodoviário Urbano.
O Programa tem um Centro Operacional que funciona 24 horas por dia com pelo menos quatro servidores, sendo que dois ficam em motos fazendo ronda pela cidade e os outros dois monitorando as câmeras de segurança. O projeto também tem o número 0800-343-2800 à disposição da população para denúncias e solicitações de imagens.

Fotos: Divulgação

Noticia ranking-nacional-coloca-marilia-em-1-lugar-dentre-as-cidades-mais-sustentaveis-da-regiao
11 ABR 2024 - 14h50
Ranking nacional coloca Marília em 1º lugar dentre as cidades mais sustentáveis da região Central do Estado de São Paulo