12 MAI 2021
CULTURA
Projeto cultural AFROFEST “Cultura Negra Ambulante” realiza atividades on-line com programação regional
Atividades contam com Música, Danças, Oficinas, Capoeira, Bate papo, Homenagens e Concurso regional Miss e Mister Beleza Negra – Edição Virtual

A edição 2021 do projeto cultural Afrofest - “Cultura Negra Ambulante", foi iniciada no último sábado (8), está com diversas atrações exibidas em formato online até o dia 30 de maio. As gravações e lives das apresentações culturais serão transmitidas pelo canal oficial do projeto no Youtube (Afrofest - Cultura Negra Ambulante) e poderão ser acompanhadas por todos de forma gratuita.

Em Marília, algumas gravações acontecerão no Teatro Municipal. Segundo o Secretário da Cultura André Gomes, “a programação é variada e visa valorizar e difundir a cultura negra. A Secretaria da Cultura é parceira do evento e acredita que reconhecer e valorizar cultura afro-brasileira é tarefa de todo dia,  e é necessário também grandes ações como essa para democratizar e imergir à sociedade toda essa imensa gama de informações e história”.

Este ano o projeto contará com uma vasta programação que trará músicas, danças, oficinas, capoeira, bate-papo e homenagens, e serão disponibilizadas nas redes sociais do projeto (Facebook e Instagram) e no site oficial (www.afrofest.com.br), como explica o idealizador do projeto, o produtor cultural André Black de Tupã.

“Esta edição visa apresentar atividades da cultura negra para democratizar o acesso de todos sobre a história, cultura e trajetória do povo negro. Montamos a programação de forma que, através da aprendizagem teórica e prática e da troca de conhecimentos, possamos dar maior visibilidade para as produções e artes da cultura negra das cidades de Tupã, Marília e Adamantina além de convidados de várias cidades brasileiras e participantes internacionais da Angola e Haiti”, contou.

O produtor ainda ressaltou que dentro da vasta programação de apresentações e rodas de conversa, haverá também um concurso regional para a escolha da Miss e Mister Beleza Negra, e as inscrições estarão abertas até este sábado (15) no site do evento.

“Os participantes deverão ter idade de 18 à 40 anos de idade e serem residentes em cidades da região do Centro Oeste Paulista. Os vencedores receberão premiação com valor total de R$2 mil em premiações, sendo R$700 para os primeiros colocados, R$200 para os segundos colocados e R$100 para os terceiros colocados, além de brindes e troféus do concurso”, disse.

André ainda ressaltou que o projeto foi mais um ano contemplado, ficando entre os 30 melhores projetos do Estado em edital do Proac - Programa de Ação Cultural em 2020, contando com o apoio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Ong Umont e Secretarias Municipais de Cultura de Marília e Adamantina” ressaltou.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA AFROFEST

Dia 08/05 (Sábado) As 17h

BATE PAPO: A influência colonial na cultura dos países falantes da Língua Portuguesa.

JÚLIO MUHONGO – Angola

Júlio Martins Jerónimo Muhongo é de nacionalidade Angolana, formado em Gestão de Empresas Agrárias/Mestre em Agronegócio e Desenvolvimento.

BATE PAPO: Cultura negra Haitiana

STEEVE MARCELLUS – Haiti

A cultura e costumes do Haiti

Dia 09/05 (Domingo) - As 16h

SHOW -  Especial Dia das Mães

PROJETO RODA DE PAGODE 90 – Tupã/SP

O cantor, musico Bebeto simpatia e Renan do cavaco convidam amigos para interpretar e tocar clássicos de samba e pagode dos anos 90 que fizeram parte da trilha sonora da vida de muitos da época e até nos dias atuais.

De 10 à 14/05 (Seg. à Sex.) - As 20h

CICLO DE ESTUDOS E PALESTRAS: A História da África PROF. EDILSON MARQUES – Cascavel/PR

Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista. Graduado em Comunicação Social – Relações Públicas e Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. É pesquisador sobre a temática da história da África desde 1988. Viveu no continente africano no período de 2008 a 2010, em Angola e na África do Sul. Foi professor na UNESP

– Universidade Estadual Paulista por 15 anos. Autor do livro “Negritude e Fé – o resgate da autoestima”.

Segunda 10/05 - A história do surgimento do Homem no continente africano

Terça feira 11/05 -  A primeira civilização no continente africano: O Egito.

Quarta feira  12/05 - O império da Etiópia na África.

Quinta feira 13/05 - Os povos de origem Bantu.  O  período de ouro da África e o Reino de Gana.

Sexta 14/05 - O contato entre África e Europa – O período de desconstrução e diáspora africana