31 MAI 2021
SAÚDE
Ações da Prefeitura e conscientização dos moradores faz Marília reduzir casos de dengue
Pela quinta semana consecutiva, município consegue diminuir casos e avança nas ações de varredura

Depois de bater recorde na Semana Epidemiológica 14 (de 4 a 10 de abril), com 277 casos positivos de dengue, o município de Marília fechou a Semana Epidemiológica 19 (de 9 a 15 de maio) com apenas 21 casos, sendo esta a quinta semana consecutiva com a redução drástica de casos.
A grande diminuição dos casos de dengue na cidade deve-se a dois fatores: as ações realizadas pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde; e, principalmente, a conscientização dos moradores, que passaram a cuidar melhor dos quintais, tirando qualquer recipiente que possa acumular água e, consequentemente, eliminando criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.
As equipes encarregadas do controle de vetores no município vêm executando suas ações em forma de varredura. As diversas áreas encontram-se sob a responsabilidade de grupos locais de vigilância, compostos de agentes comunitários de saúde, agentes de combate de endemias e supervisores de saúde, que executam uma rotina de visitas casa a casa em busca de fatores de risco, assim como pessoas portadoras de sintomas compatíveis com a doença.
“Nessas ações são priorizadas as atividades de educação em saúde e orientação à população, que tem demonstrado uma grande consciência em cuidar da sua casa, eliminando os possíveis criadouros do aedes aegypti. Com isso, aliado às ações do poder público, estamos conseguindo reduzir drasticamente o número de casos de dengue na cidade”, afirmou Dr. Lupércio Garrido, médico veterinário da Divisão de Zoonoses.
Nos últimos dias, a equipe da Secretaria da Saúde realizou diversas ações pela cidade, inclusive no cemitério da Saudade no último dia 25, local classificado como ponto estratégico, com a supervisão do secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior. Lá o trabalho foi executado pelos agentes da SimePrag, empresa contratada pela Prefeitura para o combate à dengue.
Já no último sábado, dia 29 de maio, houve um mutirão de visitas domiciliares nos bairros Planalto, Cascata, Chico Mendes e Figueirinha, sendo que o motivo da escolha desses locais é em razão do número atual de casos suspeitos e confirmados da doença.
E as ações mais recentes de nebulização de inseticidas se deram nas áreas do Palmital e Castelo Branco.
“Essas ações têm como meta atingir o maior número possível de residências levando informações sobre as medidas a serem adotadas para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de várias arboviroses, e também realizando a eliminação de criadouros e tratamento químico focal com uso de larvicidas”, afirmou Lupércio Garrido.
BOLETIM
De acordo com o Boletim Epidemiológico, divulgado no último dia 27 de maio, Marília já registrou um total de 5.053 notificações, sendo 1.649 casos descartados e 1.342 que aguardam resultado, além de 2.062 casos positivos.
Desde a Semana Epidemiológica 14, que registrou 277 casos, a redução tem sido significativa e constante, com 151 casos na Semana 15 (11 a 17 de abril); 104 na Semana 16 (18 a 24 de abril); 70 na Semana 17 (25 de abril a 1º de maio); 41 na Semana 18 (2 a 8 de maio); e 21 na Semana 19 (9 a 15 de maio) – os números da Semana 20 (16 a 22 de maio) ainda não foram divulgados pelo Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).