07 JUL 2021
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Direitos Humanos, Esportes e Educação com AMEI e Centro de Reabilitação Lucy Montoro preparam o maior projeto de esportes inclusos para pessoa com deficiência

A Prefeitura de Marília, através das Secretarias de Direitos Humanos, Educação, Esportes em conjunto com Centro de Reabilitação Lucy Montoro, Conselho da Pessoa com Deficiência, AMEI (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos) preparam o maior projeto da historia desta cidade, de inclusão ao esporte à pessoa com deficiência (PCD), que irá impactar na vida das famílias e crianças para formação de novos atletas, com objetivo de fortalecer o que pode se tornar um Centro Regional de Esportes Inclusivos, referência no interior do Estado de São Paulo.

AMEI (Associação Mariliense de Esportes Inclusos) tem se destacado com atletas profissionais que participaram das Paraolimpíadas, desde então, houve aumento da presença de jovens com deficiência com grande interesse nas práticas esportivas, e com isso o espaço físico tornou-se pequeno, pois hoje atende 150 atletas, em um projeto de grande sucesso que tomou o mundo, valorizando a pessoa com deficiência, através de treinamentos e ações para superar suas capacidades, mostrando que não existem limites e sim conquistas.

Através dessa união a AMEI trabalha pela construção em nova área na zona norte, enquanto a Secretaria da Educação encaminha a proposta de autorização da Câmara pelos recursos visando a revitalização do CEMESC da Zona Sul, e nas palavras do Secretário da Educação Helter Rogério Bochi “é algo que essa administração vem trabalhando desde 2017, tomando todas as providências legais junto ao setor de licitação para execução da obra, sendo uma das metas determinadas pelo Prefeito Daniel Alonso. Essa parceria irá catalisar o processo, o que nos deixa muito satisfeitos, pois significa atendimento de qualidade para os meninos e meninas de nossa cidade, de forma inclusiva”.

Segundo o Secretário de Esportes Daniel Sabino “a Secretaria de Esportes já trabalha para oferecer aulas de bocha, e vôlei sentado entre novas modalidades com AMEI e Centro de Reabilitação Lucy Montoro, parceiros no Programa de Desenvolvimento Paralimpico – PARADENS, e as atividades serão realizadas inicialmente no Ginásio de Esportes “Neusa Galetti, em parceria também junto a Secretaria da Educação”.

“É de fundamental importância essa parceria entre o setor público, entidades, setor privado e sociedade civil. Quem ganha são todas as famílias de pessoas com deficiência, uma vez que melhora economia da cidade, gera empregos e mais qualificações profissionais, além de revelar atletas paraolímpicos de alto nível, ao oferecer mais estrutura e qualidade para os treinos, ampliando vagas para a população, com inclusão dos alunos no contraturno escolar”. Disse “Wilson Damasceno” – Secretário de Direitos Humanos.

“Uma das nossas prioridades nesse segundo mandato é fazer de Marília uma cidade totalmente inclusiva em todos os sentidos, no esporte, isso é fundamental, porque também abrange a educação. Parabéns a todas as secretarias municipais e instituições por essa parceria”, disse Daniel Alonso, Prefeito de Marília.