19 JUL 2021
Programa “Agente Ambiental Mirim” certifica heróis do meio ambiente em Marília
Safira Eduarda Custódio, Sônia Alice Custódio Saraiva e Vitor Elias dos Santos foram homenageados por ato de bravura em defesa do meio ambiente

No último sábado, dia 17 de julho, a Prefeitura de Marília e Polícia Militar Ambiental entregaram as certificações “Agente Ambiental Mirim” em reconhecimento pelo ato de bravura, em defesa do meio ambiente, realizado pelos três jovens moradores do Conjunto Habitacional Monsenhor João Batista Toffoli, zona sul do município.
Em ação desenvolvida no mês de maio, entre a Prefeitura de Marília e a ONG Origem, com participação popular, foi realizado o plantio de diversas mudas de árvores nativas em nascente localizada na rua Arlindo Jota, Conjunto Habitacional Monsenhor João Batista Toffoli, zona sul, visando preservar o recurso hídrico, melhorar a qualidade ambiental da região e promover a educação ambiental entre a população local.
Infelizmente, descartes clandestinos de galhos e lixos domésticos na área facilitaram a propagação de queimada urbana, que avançou rapidamente para a área de plantio, sensibilizando os moradores que haviam participado da ação preservacionista.
Neste momento, os três jovens homenageados, tentando auxiliar os adultos, abafaram as chamas com uso de galhos, evitando que o fogo atingisse as mudas nativas.
Wilson Hakamada, responsável pela educação ambiental no município e idealizador do Programa “Agente Ambiental Mirim” destaca a importância em reconhecer a ação realizada pelos jovens, bem como aproveitar o momento para promover a educação ambiental entre os envolvidos.
“Vivemos em uma época na qual as crianças estão mais atentas às tecnologias e temos investido em ações que tragam estes jovens para conhecerem o meio ambiente em campo, de maneira que possamos formar futuros cidadãos conscientes de suas responsabilidades quanto às questões ambientais. Obviamente, não apoiamos quaisquer atitudes que coloquem em riscos nossos jovens, mesmo na companhia de seus pais, e aproveitamos a oportunidade para orientá-los quanto aos procedimentos corretos em caso de novas queimadas, que seria acionar o Corpo de Bombeiros através do telefone 193. Porém, o que nos sensibilizou a certificar estes três jovens foi a demonstração de amor pelo meio ambiente, onde não mediram esforços para defender as árvores que ajudaram a plantar. Isso nos mostra que estamos no caminho certo sobre as ações de educação ambiental que promovemos na cidade, semeando nos corações das nossas crianças a importância em preservar e proteger o meio ambiente. Estes jovens são os primeiros homenageados através da certificação do Programa “Agente Ambiental Mirim”, em que pretendemos reconhecer e homenagear jovens que demonstrem amor e desenvolvam ações ambientais de valor relevante em nossa cidade. Além da certificação, os jovens receberam materiais escolares, cestas básicas e confeitos.”
Na ocasião, assinaram a Certificação o secretário do Meio Ambiente e Limpeza Pública, Vanderlei Dolce; o Chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite; o responsável pela Educação Ambiental no Município de Marília, Wilson Hakamada; e o 1º Tenente da Polícia Militar Ambiental, Cleber Rodrigues Ventrone.
O Programa “Agente Ambiental Mirim” é desenvolvido pelo Centro de Educação Ambiental, através da Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, e tem apoio da Polícia Militar Ambiental, Fundo Social de Solidariedade, Dori Alimentos S.A. e Grupo ZDA S.A.

Fotos: Divulgação

Noticia dia-mundial-da-agua-secretaria-municipal-do-meio-ambiente-realiza-plantio-de-arvores
22 MAR 2024 - 18h07
Dia Mundial da Água: Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza plantio de árvores nativas com alunos da rede municipal ao redor da represa Cascata