20 AGO 2021
Programa Remédio em Casa realiza mais de 4.500 entregas nos últimos três meses
O programa efetuou também entregas para pacientes com sintomas respiratórios, evitando assim a proliferação do vírus da Covid

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta sexta-feira, dia 20 de agosto, o balanço dos últimos três meses do Programa Remédio em Casa, que faz a entrega em domicílio de medicamentos, fraldas e insumos de enfermagem.
Segundo o balanço, somente nos meses de maio, junho e julho foram realizadas 4.583 entregas, média de quase 1.528 entregas/mês. Foram 1.767 entregas em maio, 1.532 em junho e 1.284 em julho,
O diferencial é que nesse período de pandemia, por determinação do prefeito Daniel Alonso, o Programa Remédio em Casa atende também pacientes com sintomas respiratórios, com o objetivo de evitar a proliferação do vírus da Covid-19.
O chefe do Executivo afirmou que a medida foi acertiva e que Marília está conseguindo reduzir a propagação do vírus. “Com essa medida, levando o medicamento até a casa dessas pessoas com sintomas respiratórios, sem a necessidade que elas fossem até uma de nossas farmácias municipais, além é claro daqueles que já estão cadastrados no programa, conseguimos evitar que o vírus se propagasse ainda mais. Assim e também com as outras medidas que tomamos, estamos conseguindo melhorar os índices de Marília, que é uma das cidades que mais está vacinando em todo o país.”
Daniel ficou satisfeito com os números divulgados pelo Remédio em Casa. “A média de mais de 1.500 entregas mensais é bastante significante e muito positiva, pois a pessoa recebe em casa o medicamento ou o insumo que precisa. Vamos continuar apoiando e procurando sempre avançar com esse programa, que é muito elogiado pela nossa população.”
O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, parabenizou a equipe do Programa Remédio em Casa. “Além de todo apoio e respaldo do prefeito Daniel, o programa é sucesso também pelo empenho de toda a equipe, que não mede esforços para atender o paciente da melhor forma possível, fazendo as entregas sempre dentro do cronograma estabelecido. Vamos continuar investindo no Remédio em Casa, que deu muito certo em nossa cidade.”

COMO FUNCIONA O PROGRAMA
Para ter acesso ao programa, o paciente ou o cuidador responsável deve procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) ou USF (Unidade de Saúde da Família) mais próxima e preencher um termo de adesão, sendo necessário levar o RG e o Cartão SUS.
O termo poderá ser preenchido também nas farmácias municipais, que ficam na avenida João Ramalho, 1.081 (unidade sul), avenida Berta de Camargo Vieira, 595 (unidade norte) e avenida Brasil, 184 (unidade central).
Após aderir ao programa, o paciente que passar por consulta médica e receber uma receita deverá entregá-la na unidade de saúde mais próxima ou nas farmácias municipais para que esta seja encaminhada à central de separação dos medicamentos.
Desta forma, durante todo o tratamento prescrito, o paciente receberá a medicação em sua casa, sendo feitas três tentativas de entrega. A caixa contendo a medicação chegará lacrada e só pode ser aberta pelo paciente.
Saiba mais sobre o programa em: https://www.marilia.sp.gov.br/remedio-em-casa/

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM