03 SET 2021
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Prefeitura lança instalação de placas para identificação de estradas rurais, pontes e tubulações
Marília conta com 105 estradas rurais, 46 pontes e 64 tubulações, totalizando 376 km em terra, além de duas vicinais pavimentadas

O prefeito Daniel Alonso fez o lançamento na manhã de quinta-feira, dia 2 de setembro, da instalação de placas para a identificação de estradas rurais, pontes e tubulações, que terá início nos próximos dias de forma gradativa.
O encontro contou também com as presenças do secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Renato Argollo Haber; e do presidente da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), Dr. Valdeci Fogaça.
A instalação dessas placas de identificação faz parte do Plano Diretor de Controle de Erosão Rural de Marília, enviado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e aprovado pela Câmara Municipal de Marília na sessão da última segunda-feira, dia 30 de agosto, tendo a Emdurb como parceira nessa instalação.
De acordo com o Plano, o município de Marília possui 105 estradas rurais, 46 pontes e 64 tubulações , totalizando 376 km em terra, além de duas vicinais pavimentadas – Marília/Avencas e Marília/Rosália.
O Plano Diretor de Controle de Erosão Rural de Marília é o instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana e rural do município.
Através do diagnóstico ambiental, o Plano Diretor passa a ser uma ferramenta de planejamento para futuras tomadas de decisões, de modo a causar o menor impacto sobre o meio ambiente e os recursos hídricos.
Os principais objetivos desse Plano são: realizar levantamento das estradas rurais, pontes, erosões, nascentes, diagnóstico ambiental, uso atual do solo e as pressões antrópicas, definindo metodologias de controle e prioridades de ações, visando proteger a população e as atividades econômicas, sediadas na área rural do município; e fornecer banco de dados e base cartográfica ao município com a geração dos mapas: pedológico, declividades, diagnóstico ambiental, malha viária rural, uso atual do solo, microbacias hidrográficas, hidráulico e hidrológico, nascentes, hipsometria, prioridades, processos erosivos e mapa base da área, com localização e hidrologia.
O prefeito Daniel Alonso destacou a importância da instalação das placas de identificação das estradas, pontes e tubulações. “A nossa gestão vem fazendo há muito tempo a manutenção das estradas e pontes rurais, com o objetivo de melhorar o tráfego para o escoamento da produção agropecuária, mas também para o transporte de alunos e de serviços de saúde. E agora faremos a identificação desses locais, o que será bastante importante para a otimização desses serviços. Parabenizo toda a equipe da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e também à Emdurb, que nos próximos dias darão início à instalação dessas placas.”
O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Renato Argollo Haber, disse que o trabalho será feito de forma gradativa. “Iremos utilizar os próprios servidores da secretaria e contaremos com o apoio da Emdurb. O serviço será feito gradativamente, pois temos 210 placas de estradas (duas por estrada – no início e no fim), 92 de pontes (também no início e no final de cada uma) e outras 64 de tubulações. Temos certeza que todos os usuários das estradas rurais ficarão satisfeitos com esse trabalho.”

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM