11 OUT 2021
SAÚDE
Chefe do Executivo assina convênio e Marília terá cabine que detecta doenças pulmonares

O Prefeito Daniel Alonso assinou na última semana um convênio com a farmacêutica Boehringer Ingelheim que traz para Marília uma cabine de biossegurança que permite realizar exames de espirometria, procedimento que mede a capacidade e função pulmonar para detectar doenças.

Participaram da assinatura o Secretário da Saúde Cássio Luiz Pinto Junior, a Diretora de Serviços Administrativos da SMS, Edinalva Neves Nascimento e o Consultor da empresa, Gilson Gomes da Silva.

A cabine é equipada com filtros que eliminam 99,9% de vírus e bactérias, purificando o ar que entra e sai da cabine. A cabine é completamente fechada e o isolamento e a filtragem do ar reduzem o risco de contaminação para técnicos, médicos e demais pacientes.

Segundo o Secretário da Saúde, Cássio Luiz Pinto Junior, esse procedimento será  importante para ajudar na identificação de doenças pulmonares, especialmente as sequelas decorrentes da  Covid 19, DPOC e Asma.

“Para proporcionar maior proteção contra a covid, o exame – também conhecido como “teste do sopro” – será realizado nessas cabines de biossegurança equipadas com filtros que eliminam 99,9% de vírus e bactérias, protegendo da contaminação os técnicos, médicos e o próprio paciente”, disse.

Os procedimentos, em torno de 2.000 exames, ocorrerão  no período de 24 meses, iniciando em novembro e serão realizados no Polo Emergencial Covid, ao lado da UBS Nova Marília na Zona Sul da cidade.

Foto: Mauro Abreu