29 OUT 2021
Semana do Lixo Zero promove ação para conscientização sobre coleta seletiva
Ação permitiu a participação da população entregando voluntariamente os materiais recicláveis em pedágio ecológico realizado na Unimar

Na última terça-feira, dia 26 de outubro, das 9h às 17h, foi realizado o Drive Thru para recebimento de entrega voluntária de materiais recicláveis na Unimar (Universidade de Marília), visando à conscientização da população sobre a importância da reciclagem.
A ação permitiu a participação da população entregando voluntariamente os materiais recicláveis em pedágio ecológico realizado na Unimar, onde houve orientação sobre as espécies de resíduos gerados e seus impactos ambientais.
Na ação promovida pelo Instituto Lixo Zero, coordenado pela embaixadora Rosângela Dias, foram coletados todos os tipos de materiais, que receberam a destinação ambientalmente correta, segundo cada espécie.
Rosângela explica a importância da ação e seus impactos à cidade: “Como porta-voz do conceito Lixo Zero, tenho como meta levar a diversos segmentos da sociedade a importância de zerarmos o lixo produzido em Marília. Nossas ações visam à gestão dos resíduos, à educação ambiental e à preservação do meio ambiente, conscientizando o mariliense sobre os impactos que estes materiais causam quando produzidos em excesso e descartados incorretamente. Estamos desenvolvendo um trabalho inédito, que conscientizará a população sobre a importância da participação de todos e, juntamente com a educação ambiental do município e demais parcerias que estamos articulando, abrangeremos toda cidade, melhorando a qualidade de vida da população.”
O Gestor Ambiental e chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, destaca a importância do trabalho promovido pelo Instituto Lixo Zero, com resultados significativos frente à educação ambiental e ações de inclusão social.
“A Rosângela Dias vem articulando muito bem a questão do lixo zero em Marília e temos mantido nossas agendas alinhadas, caminhando na mesma direção, promovendo uma frente de trabalho que está semeando um futuro promissor ao meio ambiente em nossa cidade. Além de reciclar, mantemos o foco em não gerar resíduos, ou reaproveitar ao máximos os materiais descartados, incluindo famílias de catadores nos projetos elaborados. Nesta ação, por exemplo, além da conscientização prática, será realizada a gravimetria dos materiais arrecadados, onde poderemos analisar quais serão nossos pilares a serem estruturados quanto aos resíduos sólidos urbanos em Marília. Tudo isso alinhado à inclusão social das famílias de catadores, que poderão sobreviver dignamente participando dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Lixo Zero e Prefeitura de Marília”, afirmou Cassiano.
O Instituto Lixo Zero iniciará sequência de ações contínuas com programações variadas, em parceria com a Prefeitura de Marília, objetivando à conscientização da população sobre o tema, beneficiando à saúde, o meio ambiente e promovendo a inclusão social.

Secretarias Vinculadas
Versão do Sistema: 3.2.8 - 16/11/2022