17 NOV 2021
SAÚDE
Prefeitura e Banco de Leite Humano fazem homenagem a bebês no Dia Mundial da Prematuridade
Evento, realizado no gabinete, integra a Campanha Novembro Roxo e reuniu também as mães e representantes dos hospitais

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, através do BLH (Banco de Leite Humano), realizou na manhã desta quarta-feira (17), uma homenagem aos bebês no Dia Mundial da Prematuridade, comemorado justamente em 17 de novembro.
O evento, realizado no gabinete do prefeito Daniel Alonso, integra a Campanha Novembro Roxo e reuniu também as mães desses bebês, representantes dos hospitais Santa Casa, Gota de Leite, Unimar e Materno-Infantil, além de toda a equipe do BLH, coordenada pela enfermeira Sandra Domingues.
Foram homenageados os seguintes bebês: Bernardo Leite Gualtieri Diniz (mãe Andreza), Felipe Zalit Sanches (mãe Natália), Gabriel Prando Leonardo (mãe Tatiane), Zac Tigre Diniz (mãe Marcela), Liz Alecrim de Oliveira (mãe Lígia Cristina), Lorenzo Valentim Cardoso Passin (mãe Franciane), Matheus Cestari (mãe Cássia), Melissa Soares Paes (mãe Adeliê), Miguel Martins Fulaneto (mãe Jéssica) e Ravi Damasceno Calceta (mãe Bruna).
O prefeito Daniel Alonso destacou a homenagem. “Foi um presente que ganhamos nessa manhã, Dia Mundial da Prematuridade. Receber aqui esses bebês e suas mães foi um momento lindo e emocionante para todos nós. Só tenho que parabenizar a toda equipe do Banco de Leite Humano e dos hospitais pelo trabalho de excelência que realiza em prol de todas essas crianças, principalmente com os prematuros. Marília é referência mundial nesse trabalho e só temos que agradecer e parabenizar a todos vocês.”
O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, lembrou que o Banco de Leite Humano é referência para toda a região. “A enfermeira Sandra Domingues faz um grande trabalho no BLH e essa homenagem aos bebês foi bastante emocionante. A gestão do prefeito Daniel continuará dando todo suporte a apoio ao Banco de Leite, como aconteceu recentemente com a cessão de uso exclusivo de um veículo 0 km para agilizar o trabalho.”
A enfermeira Sandra Domingues agradeceu a todas as mães doadoras do BLH. “Este ano, mesmo com a pandemia, coletamos mais de 1.000 litros de leite, que certamente salvaram a vida de muitos bebês. Atualmente estamos com 100 doadoras e só temos que agradecê-las, pois elas são anjos na vida desses bebês, sendo fundamentais para que sobrevivam nesse período que ficam nas UTIs dos nossos hospitais.”
Outro destaque do trabalho do BLH são as salas de amamentação na Rede Municipal de Ensino de Marília, como destaca Sandra Domingues. “Marília oferece esse espaço nas creches municipais, sendo referência não só nacional como também mundial. As nossas salas de amamentação são as primeiras do mundo e isso despertou interesse dos Ministérios da Educação e da Saúde, que quiseram conhecer esse nosso projeto. Fizemos uma apresentação online na sexta-feira passada e eles deverão vir a Marília para conhecerem pessoalmente esse trabalho do nosso município, que realmente é referência em todo mundo.”

PONTOS DE COLETA NA REGIÃO
Além de Marília, o BLH conta com pontos de coleta em várias cidades da região, como Pacaembu, Adamantina, Lucélia, Quintana, Pompeia, Oriente, Vera Cruz, Garça, Lupércio e Alvinlândia, sendo que em breve haverá também em Ocauçu.
O leite coletado atende as UTIs Neonatal dos hospitais Materno-Infantil, Santa Casa, Unimar e Maternidade Gota de Leite.

Fotos: Julio Cesar de Carlis