18 NOV 2021
CULTURA
Oficina gratuita "No rastro da emoção: os 70 anos da telenovela no Brasil" tem inscrições abertas
A oficina, voltada para pessoas maiores de 14 anos, acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro

O Museu da Imagem e do Som, através do programa Pontos MIS, em parceria com a Secretaria da Cultura de Marília, abriu inscrições para a Oficina Online “No rastro da emoção: os 70 anos da telenovela no Brasil”, com Lucas Martins Neia.

A Oficina gratuita, voltada para pessoas maiores de 14 anos, acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro, segunda, terça e quarta, da 19h às 21h, ao vivo pelo Zoom. As inscrições podem ser realizadas pelo Sympla, através do link: https://www.sympla.com.br/oficina-no-rastro-da-emocao-os-70-anos-da-telenovela-no-brasil__1398047

O link de acesso à aula será enviado automaticamente no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, assim como o certificado.

Ministrada por Lucas Martins Neia, a oficina privilegia a questão da memória – histórica e afetiva – por meio de um “passeio” pelos 70 anos da telenovela brasileira, a ser completados em 21 de dezembro de 2021.

Desenvolve-se a partir destes eixos: como a telenovela se tornou o principal produto cultural do Brasil? Qual o seu impacto na sociedade? E qual o futuro dessas narrativas diante do sucesso das séries e da proliferação de telas, plataformas de streaming e conteúdos sob demanda na cena audiovisual contemporânea?

SOBRE O PROFESSOR

Lucas Martins Neia é roteirista, dramaturgo e diretor teatral. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com pesquisa voltada à história da telenovela no Brasil. Já publicou artigos em português, espanhol e inglês relacionados ao tema.
Em outubro de 2021 apresentou os resultados de seu doutorado em evento do Instituto Holandês de Imagem e Som dedicado às historiografias da televisão ao redor do mundo.

Também é bacharel em Artes Cênicas pela UEL e membro da Screenwriting Research Network (SRN) e da Red Internacional de Historiógrafos de la Comunicación (RIHC). Semifinalista da competição de pilotos de série do GUIÕES 2021 e finalista do concurso de pilotos de série do FRAPA 2019. Entre 2016 e 2021, atuou como pesquisador do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/ECA-USP) e do Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva (Obitel).

Em 2020, juntamente com Raphael Scire, idealizou e apresentou o podcast Isso Só Acontece em Novela, disponibilizado no Spotify do MIS de São Paulo.