09 DEZ 2021
SASTROM realiza evento solidário nesta sexta, dia 10
Alinhamento de Júpiter e Saturno, além da Lua e Marte, poderá ser observado com telescópios

Nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro, às 19h, o SASTROM (Sistema Astronômico de Marília) estará ao lado do Espaço Cultural “Ezequiel Bambini” (Av Sampaio Vidal S/N), realizando observação com telescópios do alinhamento de Júpiter e Saturno, além da Lua e Marte. O evento é beneficente e pede a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Este fenômeno ocorreu pela última vez em 16 de julho de 1623, ou seja, no século 17. A próxima conjunção só ocorrerá em 15 de março de 2080.

Por que é raro: A Terra leva um ano para dar a volta no Sol, Júpiter leva 12 anos e Saturno 30 anos, daí a complexidade do alinhamento em si, que faz o acontecimento ficar excepcional. Para completar a grandiosidade do evento, Lua e Marte também acompanham o alinhamento.

“Convidamos a comunidade de Marília para comparecer e levar 1 kg de alimento não perecível, que será dividido entre o Fundo Social de Solidariedade e um grupo de crianças especiais, que nosso grupo auxilia”, disse João Frazão presidente do SASTROM.

Observação Alinhamento de Júpiter e Saturno
Dia: 10/12
Local: Ao lado do Espaço Cultural “Ezequiel Bambini”
Evento gratuito – pede-se a doação de 1 kg de alimento não perecível