10 DEZ 2021
Alunos de Designer Gráfico do Univem desenvolvem cartilhas ambientais
Apresentação virtual contou com representantes do Daem, Cades e Prefeitura de Marília

Na última sexta-feira, dia 3 de dezembro, foram apresentadas as cartilhas “ambientais”, desenvolvidas pelos alunos de Designer Gráfico do Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem).
Essa parceria firmada em agosto deste ano teve por finalidade o desenvolvimento de três modelos de cartilhas ambientais informativas para o público infantil, juvenil e adulto.
A apresentação das cartilhas foi realizada virtualmente e contou com representantes do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), Cades (Conselho Ambiental de Desenvolvimento e Sustentabilidade) e Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública e do Meio Ambiente, e também dos docentes envolvidos nas etapas de desenvolvimento das cartilhas: professores Luiz Zamai, Roberta Brondani, Rogério Bertolini e Sandra Regina.
Os objetivos foram alcançados, como declara o professor Rogério: "O foco principal da produção das cartilhas foi demonstrar, de forma explicativa, desde a captação de água, seu tratamento e distribuição até a chegada dela às torneiras das residências da cidade, bem como seu tratamento após o uso e devolução limpa ao meio ambiente."
O desenvolvimento das cartilhas mostraram outros pontos relevantes, como destaca a professora Sandra Regina, responsável pela orientação e adequação da linguagem das cartilhas. “Além de ser uma importante e relevante ação social, o projeto Cartilha Ambiental, em parceria com o Daem, desenvolvido pelos alunos do curso Design Gráfico, é o resultado da aplicação da teoria na prática e a comprovação de que o Univem cumpre o seu papel de agente ativo da educação na conscientização da comunidade em relação às questões sociais e ambientais. Este projeto foi realmente um trabalho maravilhoso, pois os alunos, ao produzirem as cartilhas para diferentes públicos, empenharam-se em pesquisar e aprender para poderem ensinar. O resultado foi muito gratificante”.
Agora os representantes terão a missão de escolher três entre as dez cartilhas que foram exibidas para distribuição a comunidade em março de 2022, mês da conscientização do consumo de água.
A supervisora do Tratamento de Água do Daem, Denise Rodrigues, ressaltou: “O objetivo do Daem em participar deste projeto junto com o Cades e o Univem era produzir uma cartilha para promover o uso racional da água na campanha da Semana da Água 2022. Na palestra sobre o Tratamento de Água, que foi apresentada aos alunos em meados de agosto, já tivemos a sensação que seríamos surpreendidos e, de fato, na última sexta-feira, a apresentação dos dez trabalhos elaborados pelos grupos nos deixaram maravilhados. A criatividade, a beleza nos detalhes e a clareza nas informações foram pontos destacados em cada trabalho, e a fala de um dos alunos marcou este projeto: só de pesquisar e elaborar a cartilha todos nós do grupo começamos a economizar a água em casa. Este é o processo de transformação que precisamos desenvolver em cada mariliense que tiver acesso ao material desenvolvido por esta turma de alunos do Univem”.
O presidente do Cades e coordenador da Educação Ambiental de Marília, Wilson Hakamada, salientou: “Estamos muito felizes em participar e ver as dez cartilhas apresentadas com tamanha qualidade de ilustrações e informações. Vimos que tiveram preocupação em buscar informações mais atuais, cuidados em apresentar as mensagens de forma clara e objetiva para cada faixa etária; ilustrações criativas, inovadoras e fantásticas, onde o resultado dessas cartilhas só poderia ser um: surpreendente. Os resultados foram excepcionais, e estamos ansiosos para apresentá-los em nossas palestras e na Educação Ambiental de todo o município. Somos imensamente gratos por quão grande se tornaram esses belos trabalhos e espero que outras oportunidades como essa apareçam. Agradeço ao Daem, Univem, e aos professores Zamai e Roberta por buscarem soluções para a preservação do nosso meio ambiente”.

Secretarias Vinculadas
Versão do Sistema: 3.2.3 - 06/06/2022