Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Marília - SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Marília - SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
DEZ
16
16 DEZ 2021
EDUCAÇÃO
Projeto de apoio a educadores é concluído com ensaio fotográfico de professoras
enviar para um amigo
receba notícias
Projeto “Pandemia, Ensino Remoto e Educação de qualidade: E do professor quem cuida?” foi encerrado no último dia 8

Foi encerrado no último dia 8 de dezembro o Projeto “Pandemia, Ensino Remoto e Educação de qualidade: E do professor quem cuida?”. E para comemorar o sucesso do projeto, o estúdio de fotos @suaessencia fotografias, presenteou as professoras com um belíssimo ensaio fotográfico.
O principal objetivo do projeto, que nasceu durante a pandemia do Coronavírus, foi a preocupação em relação ao professor em acolher emocionalmente, oferecer ferramentas para o autoconhecimento, a capacidade de lidar com frustrações, estar aberto a mudanças no percurso, de ter foco, saber se organizar, além de lidar bem com relações interpessoais.
“Nosso principal objetivo é de estar bem para acolher bem as crianças e suas famílias. Diante das incertezas que a situação de pandemia mundial trouxe para todos nós, essa foi nossa colaboração para o nosso grupo”, disse a professora coordenadora Esther Passos Honório Coutinho.
A execução do projeto teve importante apoio da diretora substituta Márcia Modesto e da supervisora Karina Carrião.
A professora Sandra Mara Gonçalves disse que o projeto a fez refletir e estar mais atenta com ela mesma. “Só podemos ajudar se estivermos bem também. As temáticas, palestras e os encontros com outros profissionais valorizaram cada ação proposta, sempre voltamos para o coletivo e o trabalho em equipe. Isso só faz crescer como pessoa e como profissional, conectados com esse novo momento num mundo globalizado.”.
“Esse projeto veio em um momento em que a ansiedade e a insegurança se fizeram presente entre nós. A Educação é por excelência o ambiente de acolhimento, cuidados e aprendizagem. Sentimo-nos acolhidas, cuidadas, e aprendemos muito. Esse aprendizado gerou frutos, pois, mais do que nunca entendemos que o trabalho com as crianças pequenas e bebês tem como base a empatia, a escuta, a acolhida, e o exercício dessas atitudes começam no relacionamento interpessoal, em uma visão de que somos todas necessárias e que as diferenças não nos afastam, mas nos unem, como elos de uma corrente, e que possamos permanecer em união em prol de nossas crianças, obrigada, Esther e Márcia por essa acolhida!”, disse a professora Lúcia Cristina.
A professora Andressa Cabral estava de licença maternidade quando iniciou a pandemia, retornou em meados de agosto/2020. “O projeto teve início em um momento muito crítico para mim, a ansiedade e a pressão estavam tomando conta de mim, a solidão também fez parte da minha rotina, pois o trabalho em home office exige muito da nossa mente e corpo. Sentir-se acolhida foi muito importante neste momento e todas as atividades tiveram como objetivo trabalhar o corpo e a mente, trabalhando a integralidade do ser humano. Penso que fazemos isso diariamente com nossos bebês e crianças bem pequenas, acolhemos todos com muito carinho, atenção e cuidado, assim como gostaríamos de sermos acolhidos enquanto seres humanos. Por isso afirmo, sem sombra de dúvidas, que este projeto foi um diferencial na nossa formação e na nossa vida”, disse.
“O início desse projeto marcou toda nossa equipe de trabalho, pois veio de encontro com nossas necessidades, não teria um momento mais oportuno como o que estávamos vivendo. Sentia-me ansiosa, angustiada e com muitas preocupações relacionadas ao trabalho e a questões particulares em decorrência da pandemia. O projeto foi como uma nova lente em que pude ver situações difíceis de uma nova maneira, perceber e priorizar afazeres e cuidados necessários para a preservação e manutenção da saúde e principalmente a saúde mental. Afinal, como sabemos, nosso papel primeiro é acolher e como o faremos não estando bem? Foram aprendizagens muito significativas que levarei para a vida nessa missão de cuidar e educar”, destacou a professora Elisângela Érica.
Para a professora Edna Demori, “O foco do projeto foi cuidar de quem cuida, para que os serviços prestados à população sejam cada vez melhores e mais adequados e o nosso profissional seja realmente respaldado com o cuidado da saúde dele”, disse.
O trabalho com as competências emocionais e o desenvolvimento de um olhar atento para as suas próprias emoções e do outro, assim como o autocuidado, foram ferramentas que possibilitaram o autoconhecimento e, consequentemente, o conhecimento do outro, permitindo maior zelo nas relações e equilíbrio emocional para lidar com situações desafiadoras como a atual.
O carinho e cuidado com educadores foram de extrema importância, pois sabemos que muito do aprendizado está ligado às emoções. Se o educador não estiver bem, ele não conseguirá ensinar, acolher e perceber a necessidade de cada criança.

 

Fotos: Divulgação

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-e-secretaria-municipal-da-educacao-lancam-programa-de
Há 3 dias
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Educação lançam Programa de Educação Alimentar e Nutricional para todas as Emeis e Emefs
Noticia com-apoio-da-prefeitura-municipal-rotaract-club-de-marilia-de-dirceu-realiza-oficinas
Há 6 dias
Com apoio da Prefeitura Municipal, Rotaract Club de Marília de Dirceu realiza oficinas culturais para imigrantes em iniciativa voltada para integração
Noticia educacao-municipal-de-marilia-inicia-nova-jornada-do-programa-alfabetiza-juntos-sao
18 ABR 2024 - 17h02
Educação Municipal de Marília inicia nova jornada do Programa ‘Alfabetiza Juntos São Paulo’ e busca manter alto índice que valeu prêmio em 2023
Noticia estudantes-da-educacao-infantil-do-municipio-de-marilia-participam-de-programa-sobre
17 ABR 2024 - 17h36
Estudantes da Educação Infantil do Município de Marília participam de programa sobre segurança viária
Noticia servidores-municipais-da-rede-municipal-de-ensino-de-marilia-realizam-treinamento-e
15 ABR 2024 - 18h10
Servidores municipais da rede municipal de Ensino de Marília realizam treinamento e formação das Brigadas de Incêndio
Noticia musica-cultura-e-arte-estudantes-das-escolas-de-tempo-integral-da-rede-municipal
12 ABR 2024 - 15h35
Música, cultura e arte: estudantes das escolas de tempo integral da rede municipal vivenciam concerto didático da Orquestra Filarmônica de Marília
Noticia agentes-operacionais-de-servicos-da-rede-municipal-de-ensino-participam-de-capacitacao-da
02 ABR 2024 - 15h50
Agentes Operacionais de Serviços da rede municipal de ensino participam de capacitação da Secretaria da Educação de Marília
Noticia prefeitura-de-marilia-realiza-entrega-de-material-literario-para-os-alunos-do-sistema
28 MAR 2024 - 12h03
Prefeitura de Marília realiza entrega de material literário para os alunos do Sistema Municipal de Ensino de Marília
Noticia dia-mundial-da-agua-secretaria-municipal-do-meio-ambiente-realiza-plantio-de-arvores
22 MAR 2024 - 18h07
Dia Mundial da Água: Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza plantio de árvores nativas com alunos da rede municipal ao redor da represa Cascata
Noticia 22-edicao-do-programa-sorria-marilia-e-lancada-pela-prefeitura-municipal-e-secretarias
21 MAR 2024 - 17h08
22ª edição do Programa Sorria Marília é lançada pela Prefeitura Municipal e Secretarias com apresentação musical e entrega de kits
Seta
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia