21 DEZ 2021
Prefeitura e ASPMM concluem recuperação e preservação de nascente na zona oeste
A ação protegeu a nascente localizada na Av. José Nogueira da Silva Júnior, no Jardim Polyana

A Prefeitura de Marília e a ASPMM (Associação dos Servidores Públicos Municipais de Marília) concluíram a recuperação e proteção da área de preservação existente em frente à sede do clube campestre.
A ação desenvolvida recuperou a mata ciliar e protegeu, através de cercamento e identificação, a nascente localizada na Av. José Nogueira da Silva Júnior, no Jardim Polyana, zona oeste da cidade, preservando este importante recurso hídrico para as futuras gerações.
Cassiano Rodrigues Leite, Chefe do Meio Ambiente e coordenador do Projeto Nascentes, destaca a importância da parceria realizada com a ASPMM.
“O Projeto Nascentes identificou e está monitorando e preservando os recursos hídricos existentes em Marília. Essa parceria com a Associação dos Servidores permitiu proteger este olho d’água e recuperar sua mata ciliar, evitando a morte desta nascente, que se encontrava assoreada, em avançado estágio de degradação. Na ocasião, o olho d’água foi desassoreado, seu perímetro foi cercado, recebendo o plantio de 80 mudas de árvores nativas variadas, doadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, próprias para terrenos úmidos, além de receber a instalação de placas que identificam a área de preservação ambiental. A participação da ASPMM foi de grande importância e necessária para realização destes trabalhos. Esperamos que esta parceria incentive outros marilienses a colaborarem conosco na preservação dos recursos hídricos em nosso município”, afirmou Cassiano.
Fernando Oliveira Paes, secretário Adjunto do Meio Ambiente, destaca a importância do Projeto Nascentes para Marília.
“Temos 1.448 nascentes identificadas em nosso município e estamos visitando e monitorando uma a uma. Quando recebemos convites para intervenções preservacionistas através de parcerias como esta, aceleramos o cronograma das ações, onde, desta forma, avançamos rapidamente na preservação deste importante recurso essencial à vida no planeta. Marília é rica em nascentes e com este projeto, juntamente com outros que estamos desenvolvendo, através do plantio de árvores, coleta seletiva e segurança alimentar, deixaremos um meio ambiente equilibrado e saudável para as futuras gerações”, disse Paes.
Joel Rocha, presidente da ASPMM, destaca o empenho da equipe durante a preservação da nascente e incentiva outras associações e empresários a apoiarem este projeto que coloca Marília em destaque no Estado de São Paulo quanto à preservação dos recursos hídricos.
“Essa nascente estava sofrendo uma rápida degradação, com perda de vegetação ciliar e assoreamento do olho d’água, uma vez que estava sendo pisoteada por animais de grande porte. Assim que tivemos conhecimento sobre o Projeto Nascentes procuramos a Prefeitura de Marília, e hoje apresentamos os resultados desta parceria de sucesso. Agradecemos ao secretário do Meio Ambiente, Vanderlei Dolce; ao secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecumento, Renato Argollo Haber; e ao prefeito Daniel Alonso, que prontamente atenderam nossa solicitação para a realização desta ação que está protegendo uma grande nascente praticamente no coração da cidade. Esperamos que empresas e demais associações participem deste projeto que está melhorando consideravelmente a qualidade de vida em nosso município”, afirmou Joel Rocha.
Participaram da ação, além da ASPMM), a Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Polícia Militar Ambiental e Programa Município Verde Azul Marília.

Fotos: Divulgação

Noticia dia-mundial-da-agua-secretaria-municipal-do-meio-ambiente-realiza-plantio-de-arvores
22 MAR 2024 - 18h07
Dia Mundial da Água: Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza plantio de árvores nativas com alunos da rede municipal ao redor da represa Cascata