07 ABR 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Entrevias inicia programa de capacitação profissional para brasileiros e refugiados
Programa conta com a parceria do Senac e da Prefeitura de Marília, por meio das secretarias da Assistência Social e de Direitos Humanos

A Entrevias Concessionária de Rodovias vai capacitar pessoas desempregadas ou em situação de vulnerabilidade social para comporem um banco de talentos no quadro de colaboradores da empresa. Trata-se do programa Qualificar, que será lançado nesta sexta-feira, dia 8 de abril, às 10h, no Senac de Marília.
O programa foi criado pela Entrevias e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e da Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Assistência e Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos.
Os 40 selecionados para o programa (brasileiros e latino-americanos como venezuelanos e dominicanos) vão aprender técnicas de atendimento ao cliente, etiqueta no mercado de trabalho, desenvolvimento sustentável e política organizacional da Concessionária.
A novidade é que de forma pioneira a Entrevias oferece oportunidades a brasileiros e refugiados. "Queremos oferecer ferramentas a essas pessoas para que elas consigam se recolocar no mercado de trabalho e, quem sabe, possam vir trabalhar conosco na Entrevias. Esta iniciativa está inserida na nossa matriz ESG [governança ambiental, social e corporativa, em livre tradução], políticas vinculadas às boas práticas empresariais, como o treinamento que engloba inclusão, capacitação e direitos fundamentais à vida", afirma Cláudia Figueiredo, Relações Institucionais da Entrevias.
A iniciativa também vai ao encontro a dois importantes pilares de desenvolvimento sustentável estipulados pela ONU, como a redução da desigualdade social e a oferta de emprego digno; e crescimento econômico.
Uma das selecionadas para o curso Qualificar é a venezuelana Sahir del Carmen Barreto Rodriguez, que está no Brasil há quatro anos. Nesse tempo Sahir trabalhou com faxina e vendendo produtos em semáforos. Agora busca uma oportunidade de renda fixa, com carteira assinada. "Queremos ser parte da sociedade, com direitos e deveres como qualquer cidadão, ter um trabalho e conseguir qualidade de vida para nossa família", completa.
“Iremos preparar pessoas em situação de vulnerabilidade social e imigrantes para participar do programa Qualificar da Entrevias e também para o mercado de trabalho local. Parcerias desse tipo com o envolvimento do poder público local, do sistema S via Senac, e da iniciativa privada, por meio da Entrevias, são muito importantes para alavancar a economia, gerando emprego e renda”, disse Wania Lombardi, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.
Para o secretário municipal de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno, o programa deve prosperar e trazer nova perspectiva de recolocação profissional aos moradores da cidade. "Certamente essa semente vai gerar resultados positivos para as pessoas inscritas nos cursos, possibilitando conhecimento tão necessário para vida profissional", afirmou Damasceno.

CAPACITAÇÃO
As vagas são destinadas a pessoas com mais de 18 anos, que tenham ensino fundamental completo e residam em Marília.
O curso está previsto para começar em 11 de abril, com duração total de oito dias, e tem módulos ministrados no Senac de Marília e no Ceprom (Centro Profissional de Marília).
"Percebemos a relevância que esse projeto tem, por isso ele foi pensado para atender imigrantes, refugiados e pessoas que busquem uma recolocação", frisa a gerente do Senac Marilia, Andréia Peretti Sangaletti.
Nesse período a concessionária irá arcar com custos de vale-transporte e, ao final, todos os participantes recebem um certificado de conclusão.
Em complemento à ação de qualificação promovida pela Entrevias também serão publicados detalhes da iniciativa no Instagram da Concessionária.

Foto: Divulgação

Noticia primeira-dama-de-marilia-dona-selma-regina-participa-de-lancamento-de-livros-com-receitas
Há 2 dias
Primeira-dama de Marília dona Selma Regina participa de lançamento de livros com receitas que inspiraram a vida dos idosos do Centro Dia ‘Anos Dourados’