02 MAI 2022
SAÚDE
Prefeitura realiza 10ª Ação Conjunta de Intensificação do combate ao mosquito Aedes Aegypti em bairros da zona norte
Ação do último sábado, dia 30 de abril, envolveu 37 profissionais e ocorreu em 42 quadras dos bairros Julieta e Santa Antonieta III
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e através da Divisão de Zoonoses, promoveu no último sábado, dia 30 de abril, das 7h30 às 13h30, a 10ª Ação Conjunta de Intensificação do combate ao mosquito Aedes Aegypti.

A ação, que tem como objetivo principal o BCC (Bloqueio Controle de Criadouros), incluindo trabalho educativo, busca de sintomáticos e de situações de risco, envolveu 37 profissionais, entre agentes comunitários de saúde (20), agentes de controle de endemias (oito), agentes de controle de zoonoses (três) e supervisores de saúde (três), além de um supervisor de zoonoses e dois motoristas.

A ação de bloqueio aconteceu em 42 quadras dos bairros Julieta e Santa Antonieta III, na zona norte da cidade, onde os agentes visitaram 1.053 residências que permitiram a entrada. Outras 1.021 estavam fechadas. Houve ainda 36 recusas.

Os profissionais visitaram as casas, adentraram os quintais, eliminaram possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti e também fizeram o trabalho educativo, busca de sintomáticos e de situações de risco.

NEBULIZAÇÃO DE INSETICIDAS

Após realização dessa ação de intensificação, serão iniciadas as ações de Nebulização Acoplada a Veículo (NAV) também nos bairros Julieta e Santa Antonieta III na terça-feira (3), quarta (4) e quinta-feira (5 de maio), das 19h às 22h, como explica o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior.

“Faremos ampla divulgação junto à comunidade, mas já adiantamos que nestes dias os moradores devem manter neste horário as portas e janelas abertas de forma a permitir que o produto atinja o interior das residências e elimine os insetos que ali se encontrem. Cubram alimentos e utensílios de cozinha, protejam idosos e enfermos em um aposento fechado durante a passagem do equipamento”, afirmou o secretário.

BALANÇO DAS 10 AÇÕES CONJUNTAS DE INTENSIFICAÇÃO

A Ação Conjunta de Intensificação do Combate ao mosquito Aedes Aegypti teve início no dia 19 de fevereiro deste ano. Durante estes três meses e nas dez ações realizadas foram trabalhadas 785 quadras e visitadas 13.580 casas que estavam abertas. Os bairros foram selecionados de acordo com o perfil epidemiológico dos territórios.

CONTINUIDADE DAS AÇÕES

As ações de combate à dengue continuarão no município e, concomitantemente às atividades de intensificação, ocorrerão ações de Nebulização de Inseticidas e instalação das Estações Disseminadoras (EDs) nos pontos estratégicos indicados pela Equipe da Divisão de Zoonoses.

COMO EVITAR

Para evitar a dengue, deve-se manter um cuidado durante todo o ano, pois qualquer tipo de água parada pode ser o ambiente perfeito para proliferação do mosquito.

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito, como:

NÃO DEIXE ÁGUA PARADA – Fique sempre atento ao acúmulo de água em recipientes como vasos de plantas, pneus, calhas, latas, entre outros. Utilize terra ou areia em vasos e pratos e mantenha-os limpos.

CAIXAS D'ÁGUA, CISTERNAS E POÇOS - Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.

LIXO, ENTULHO E PNEUS VELHOS - Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.

LIXEIRAS DENTRO E FORA DE CASA - Mantenha as lixeiras tampadas e protegidas da chuva. Feche bem o saco plástico.

CALHAS - Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.

LAJES - Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.

RALOS - Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.

VASILHAS PARA ANIMAIS - Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água e sabão no mínimo duas vezes por semana.

COLETOR DE ÁGUA DA GELADEIRA E AR-CONDICIONADO - Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.

GARRAFAS - As garrafas devem ser embaladas e descartadas na lixeira. Se guardadas, devem estar em local coberto ou de boca para baixo.

FACILITE O CONTROLE DA DOENÇA - Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.

SINTOMAS
Os sintomas da doença são: febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos; perda de paladar e apetite; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; manchas e erupções avermelhadas na pele semelhantes ao sarampo; moleza e dor no corpo; e dores musculares intensas, nas articulações e atrás dos olhos.

O QUE FAZER EM CASO DE SUSPEITA?
Em caso de suspeita de dengue, procure a Unidade de Saúde ou Posto de Saúde mais próximo à sua residência. O rápido diagnóstico é fundamental no tratamento.

DENÚNCIA DE FOCOS:
Se você souber de algum local que não esteja observando as orientações de prevenção contra a dengue, denuncie através da Ouvidoria da Prefeitura de Marília: Telefones: 0800-7766-111 e (14) 99799-6361(Whatsapp); E-mail: [email protected]; e Site: https://www.marilia.sp.gov.br/ouvidoria.