26 JUL 2022
Projeto Leia Mulheres acontece neste sábado na Casa de Cultura de Marília

Neste sábado, dia 30 de julho, a partir das 15h, acontecerá o reencontro do projeto Leia Mulheres. O Leia Mulheres Marília é um Clube de Leitura que se reúne todos os meses para ler e conversar sobre livros escritos por mulheres. O objetivo é ampliar o contato de leitores com escritoras de vários gêneros literários e nacionalidades.
Os encontros em Marília acontecem desde abril de 2018, quando Ana Xavier e Raisa Oliveira iniciaram o projeto com a leitura de Frankenstein de Mary Shelley.
Atualmente os encontros são mediados por Fabrina Martinez e Letícia Oliveira e, a partir de julho de 2022, passam a acontecer na Casa de Cultura de Marília, sempre nos últimos sábados do mês, a partir das 15h.
Com a pandemia, nos anos de 2020 e 2021, os encontros tiveram de ser realizados via Zoom. Agora eles retornam ao modo presencial e respeitando todas as medidas sanitárias necessárias.
Para o primeiro encontro na Casa de Cultura, as mediadoras abriram uma votação e o livro “Os sete maridos de Evelyn Hugo”, escrito por Taylor Jenkins Reid, foi o escolhido tanto no grupo de WhatsApp quanto no Instagram (@leiamulheresmarilia).
Vale lembrar que o projeto é aberto a todo tipo de público e não é necessária inscrição prévia. A única exigência é que os títulos escolhidos tenham sido escritos por mulheres e que os encontros sejam mediados por mulheres.

SOBRE O PROJETO
O projeto Leia Mulheres foi criado, originalmente, em São Paulo, em 2014, pelas atuais coordenadoras Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques.
O Leia foi inspirado no projeto #readwomen2014, idealizado pela escritora e ilustradora britânica Jonna Walsh. No Brasil, além da #viralizar, a proposta se tornou um projeto coletivo que mobiliza mais de 300 medidoras mais de 160 cidades em todos os estados do Brasil, bem como, países como Alemanha, Portugal e Suíça. Todas as mediadoras são voluntárias e o projeto, apoiado pela Secretaria da Cultura, não tem fins lucrativos.
A iniciativa de construção em rede é importante para divulgar o trabalho de escritoras já que mulheres são menos publicadas, divulgadas, premiadas e reconhecidas. Além disso, é importante para mostrar que a expressão "leitura feminina" é uma forma de reduzir o conhecimento produzido por mulheres que, muitas vezes, é visto como inferior ou banal.
Os encontros do Leia Mulheres Marília mostram que mulheres podem escrever sobre qualquer assunto ou gênero e podem (e devem) ser lidas por qualquer pessoa.

Data: 30/07 - Sábado
Local: Casa de Cultura (Av. Santo Antonio, 136)
Obra do Mês: Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, de Taylor Jenkins Reid