30 SET 2022
EDUCAÇÃO
Professores de Emef participam de Encontros Formativos de Alfabetização Matemática
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, promoveu nos dias 26 e 27 de setembro mais um Encontro Formativo de Alfabetização Matemática aos docentes de 4º ano e professores -coordenadores de todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília.

A formação continuada vem sendo oferecida aos professores durante sua jornada de trabalho, sendo um encontro mensal de cinco horas desenvolvido ao longo do segundo semestre letivo pelas Assistentes Técnicas Luciane Panes e Roselaine Dilelli e pelo Assessor Especial da Secretaria Municipal da Educação, Joaquim Bento Feijão.

Segundo as Supervisoras Escolares de EMEF, Rita Borguetti e Daniela Rigoldi, essa é uma ação projetada a partir das dificuldades matemáticas apresentadas pelos alunos de 4º ano na Avaliação Externa/SAREM (Sistema Municipal de Rendimento Escolar de Marília) aplicada no mês de julho.

Com o objetivo de revisitar práticas pedagógicas importantes para a alfabetização matemática e ampliar os estudos acerca de conceitos imprescindíveis para a educação integral dos alunos, estão sendo abordados aspectos teórico-práticos voltados ao pensamento numérico, às operações matemáticas fundamentais, à diversidade de problemas e de propostas de atividades lúdicas e desafiadoras.

Os encontros formativos têm envolvido 84 participantes, sendo-lhes oportunizados sessões de formação que proporcionaram momentos de rica reflexão sobre a prática docente, favorecendo a socialização de saberes.

“Os encontros são extremamente produtivos. O foco de estudo em uma habilidade e a demonstração magistral das formadoras com a introdução de conceitos a partir de atividades práticas muito bem explanadas e exploradas agregam muito à nossa formação. Um curso desse nível realmente ajuda demais e impacta positivamente o trabalho em sala de aula”, afirmou o cursista Vinicius Matias Rodrigues Manoel, professor da EMEF “Prof. Nelson Gabaldi”.

A efetivação de ações pedagógicas eficazes que privilegiam alunos e professores como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem é o objetivo primordial de todo o trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica que atua na Secretaria Municipal da Educação sob a gestão do secretário Helter Bochi.