03 NOV 2022
LIMPEZA PÚBLICA E SERVIÇOS
Cemitério da Saudade recebe mais de 40 mil pessoas no dia de Finados
Prefeitura disponibilizou vários serviços aos visitantes, como carrinhos elétricos para locomoção, distribuição de água e banheiros químicos
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública e Serviços, informa que recebeu no último dia 2 (quarta-feira) mais de 40 mil pessoas no Cemitério da Saudade, Dia de Finados.

Em mais um ano consecutivo, benefícios implantados pela gestão do prefeito Daniel Alonso foram disponibilizados à população, como carrinhos elétricos para locomoção de idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade, distribuição de água, banheiros químicos espalhados e placas QR Code para localização dos túmulos.

Além da reforma e revitalização do local, como a pavimentação de todas as vias internas do cemitério, foram mais de 40 servidores e voluntários que receberam os visitantes dando orientações e qualquer tipo de ajuda que precisaram.

Já pela Secretaria Municipal de Saúde foi disponibilizada uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o caso de necessidade de atendimento de algum cidadão.

Também foram feitas através da Divisão de Zoonoses orientações sobre a prevenção para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica.

Do lado externo do cemitério, agentes da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana) de Marília organizaram o trânsito com apoio da Polícia Militar.

“Durante todo o ano a nossa secretaria, através do secretário Vanderlei Dolce, preparou-se para trazer todas essas comodidades aos visitantes. Tudo foi pensado com muita sensibilidade, pois é um momento muito especial visitar os entes queridos que ali estão”, disse o prefeito Daniel Alonso.

REMODELAÇÃO

Em 2020, o Prefeito Daniel Alonso, através da Emdurb, havia inaugurado no dia de Finados a remodelação do cemitério da Saudade, com a pintura interna e externa, melhorias no portão de entrada para o gramado, revitalização do bloco de manutenção e recapeamento das ruas do cemitério, entre outras benfeitorias.

HISTÓRIA

Datado de 1929, ano da emancipação do município, o Cemitério da Saudade de Marília tem cerca de 23 mil sepulturas. Já foram enterradas cerca de 100 mil pessoas no local, que concilia quadras de jazigos em formato tradicional e também o sistema de cemitério jardim.

Um dos túmulos mais visitados é o de Guaracy Marques Pinto, conhecido como “Pé de Veludo”, morto em confronto com a Polícia no ano de 1964. A capela construída em sua homenagem é atração pela fama de supostamente fazer milagres.

Fotos: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Marília