08 NOV 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Prefeitura vai promover encontro com proprietários rurais de Marília
Evento será nesta sexta-feira, dia 11, das 9h às 16h, na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai promover nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, das 9h às 16h, o Encontro com Produtores Rurais de Marília.

O evento, que será realizado em parceria com a Casa da Agricultura de Marília, órgão do governo estadual, acontecerá na sede da secretaria municipal, que fica na Avenida Benedito Alves Delfino, 205, zona norte da cidade.

O encontro deve reunir cerca de 150 proprietários rurais e tem como objetivo o aceite do CAR (Cadastro Ambiental Rural), que é um registro público, eletrônico, de abrangência nacional feito junto ao órgão ambiental competente.

O CAR tem como objetivo promover a regularização ambiental das propriedades e posses rurais. Ele permite a identificação, o controle, o monitoramento e o planejamento ambiental e econômico de imóveis rurais.

O cadastro traz vários benefícios aos proprietários rurais, como apoio do Poder Público na recuperação das áreas degradadas, Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL); acesso a crédito; acesso aos programas de regularização ambiental; instrumento para planejamento de imóvel rural; monitoramento da manutenção dos ativos ambientais e recomposição de áreas degradadas, possibilitando uma agricultura moderna e competitiva; comprovação de regularidade ambiental; segurança jurídica para produtores rurais; dedução de APP, de reserva legal e de áreas de uso restrito da base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), gerando créditos tributários; obtenção de linhas de financiamento para atender iniciativas de preservação voluntária; suspensão de sanções; possibilidade de criação de Cota de Reserva Ambiental (CRA); manutenção de APP e RL pode gerar pagamentos ou incentivos por serviços ambientais.

O secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcelo de Macedo, agradeceu à parceria com a Casa da Agricultura. “Teremos três técnicos da Cati Marília nos auxiliando nesse evento e trazendo todas as informações necessárias aos proprietários rurais que ainda não fizeram esse aceite ao CAR, que traz muitos benefícios a eles. Esperamos contar com aproximadamente 150 pessoas no encontro desta sexta-feira (11).”