12 JAN 2023
LIMPEZA PÚBLICA E SERVIÇOS
Prefeitura intensifica serviços de capinação na cidade
Apesar das fortes chuvas, as equipes de capinação da Secretaria de Limpeza Pública e Serviços seguem o cronograma diário em todas as regiões da cidade
Marília é uma cidade privilegiada por manter diversas áreas verdes e praças em seu centro urbano, refletindo positivamente na qualidade do ar e permeabilidade do solo. Porém, dias chuvosos intercalados com dias quentes aceleraram o desenvolvimento do mato, que cresce, segundo estudos, de 5 a 10 cm por dia, exigindo grande empenho das equipes que realizam os serviços de capinação em toda cidade.

Segundo o secretário municipal de Limpeza Pública e Serviços, Vanderlei Dolce, as equipes estão empenhadas diariamente nestes trabalhos, inclusive aos sábados, para manter a cidade limpa e organizada.

“Estamos priorizando estes trabalhos, pois sabemos os problemas que o mato alto acarreta ao município, onde, além do impacto visual negativo, este tipo de vegetação serve de abrigo a animais nocivos e peçonhentos, como cobras e escorpiões, e, em períodos de estiagem, temos as queimadas urbanas que causam graves problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos. Assim, nossas equipes estão empenhadas nestes trabalhos, dedicando-se ao máximo para cuidar das áreas públicas, como praças, escolas e postos de saúde, por exemplo.”

Dolce lembra, ainda, que estes trabalhos precisam ter a colaboração da população, uma vez que as áreas particulares necessitam ter os mesmos cuidados com a manutenção.

“Nossa fiscalização também intensificou seus trabalhos neste assunto, notificando e autuando proprietários que descumprem as leis sobre capinação. É importante que cada um faça sua parte e mantenham seus terrenos e quintais limpos, colaborando com a saúde e bem estar coletivo. O período de chuvas exige grande dedicação nos serviços de capinação, mas estamos focados nestes trabalhos mantendo nosso cronograma em dia. Contamos com a colaboração de todos para enfrentarmos esta época que, embora seja excelente para o nosso meio ambiente, necessita de ações pontuais em áreas urbanizadas, onde cada um deverá cumprir seu dever como cidadão, conforme orientam as legislações vigentes", afirmou Dolce.

Informações e solicitações sobre limpeza urbana poderão ser obtidas através do telefone 3408-6700.