03 FEV 2023
ADMINISTRAÇÃO
Vice-prefeito Cícero do Ceasa participa da entrega do Selo de Indicação de Procedência do Café Arábica da Região de Garça
Evento contou também com a presença do diretor técnico do Sebrae, Marco Vinholi
O vice-prefeito Cícero do Ceasa, representando o prefeito Daniel Alonso, participou na manhã desta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, na Associação Comercial e Industrial de Garça, da entrega do Selo de Indicação de Procedência do Café Arábica da Região de Garça, envolvendo 15 municípios.

Além de Cícero do Ceasa, Marília foi representada também pelo secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora. Esteve presente também o diretor técnico do Sebrae, Marco Vinholi. Eles foram recepcionados pelo prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, entre outras autoridades ligadas à cafeicultura regional.

“É uma alegria representar o prefeito Daniel nesse importante evento de reconhecimento da região de Garça como indicação geográfica para café pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Rural). Parabenizo a todos que ajudaram a região de Garça a conseguir esse importante reconhecimento”, disse o vice-prefeito de Marília.

O PRÊMIO

Foi publicado na Revista da Propriedade Industrial (RPI) nº 2.707, de 22 de novembro de 2022, o reconhecimento da Indicação de Procedência (IP) Região de Garça para o café da espécie Coffea arábica em grãos verdes (café cru), em grãos torrados e em grãos torrados e moídos.

A área delimitada da IP está situada no centro-oeste paulista, abrangendo um conjunto de 15 municípios do estado de São Paulo: Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Cafelândia, Duartina, Fernão, Gália, Garça, Guarantã, Júlio Mesquita, Lucianópolis, Lupércio, Marília, Ocauçu, Pirajuí e Vera Cruz.

Com esta concessão, o Brasil chega a 107 Indicações Geográficas registradas no INPI, sendo 32 Denominações de Origem (23 nacionais e 9 estrangeiras) e 75 Indicações de Procedência (todas nacionais).

De acordo com a documentação apresentada ao INPI, a Região de Garça é um dos maiores polos produtores de café do estado de São Paulo. A história de seu desenvolvimento está intimamente relacionada à cafeicultura, praticada por mais de 400 famílias nesta região.

Os municípios que compõem a Região de Garça compartilham história, tradição e cultura no mercado de café. Também compartilham aspectos geográficos, uma vez que estão inseridos em área ocupada pelo Planalto de Marília e pela Serra dos Agudos, com áreas acima dos 600m e temperaturas entre 17,8ºC e 28,5ºC.

A Região de Garça tem mais de 100 anos de história na cafeicultura. A produção cafeeira, durante o século XX, contribuiu para a emancipação de alguns municípios do estado de São Paulo e a consequente expansão ferroviária no território, mais precisamente os troncos da Estrada de Ferro Noroeste e da Cia Paulista.

Os cafés que são produzidos na área delimitada da IP abastecem o mercado interno, fazendo parte da composição de várias marcas e blends. Além disso, são exportados para mais de 20 países.

Dessa forma, segundo a documentação apresentada ao INPI, pode-se afirmar que a região possui papel estratégico na exportação paulista de café, tendo alcançado, em 2009, seu recorde histórico de exportação.

A partir de 2018, passou a ser realizado o Concurso de Cafés Especiais da Região de Garça, com o objetivo de fomentar e valorizar a produção de cafés especiais da região. O concurso tem contribuído para aumentar ainda mais a visibilidade da Região de Garça no mercado como um centro de produção de café.

Fotos: Divulgação
Noticia ipremm-de-marilia-e-administracao-municipal-participam-do-20-congresso-estadual-de
Há 6 dias
Ipremm de Marília e administração municipal participam do 20º Congresso Estadual de Previdência da Apeprem