24 MAR 2023
Prefeitura elabora plano de contingência para prevenção e combate à dengue
Encontro no auditório da Secretaria Municipal da Saúde reuniu diversos serviços da pasta
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, elaborou na manhã desta sexta-feira, dia 24 de março, um plano de contingência, que tem por objetivo principal a prevenção e o combate à dengue.

O encontro, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, contou com as presenças do secretário adjunto da Saúde, médico Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, e de representantes de diversos serviços da pasta, como Coordenação de Urgência e Emergência; Saúde da Criança, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Norte, PA (Pronto Atendimento) Sul, Saúde do Adulto, Atenção Primária à Saúde e Vigilência Epidemiológica.

O plano de contingência foi montado devido à expectativa de um aumento maior dos casos de dengue no município – até a Semana Epidemiológica 11(que terminou no último dia 18 de março) – havia 166 casos da doença, de acordo com dados de notificações da Vigilância Epidemiológica de Marília.

O secretário adjunto da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, destacou a importância do município já ter elaborado esse plano de contingência.
“Já temos esse plano montado, inclusive com planejamento de pólos de atendimento, se os casos atingirem uma proporção em que a rede de atenção primária não consiga absorver. Nesse encontro foi discutida também a necessidade de reforço na qualificação dos profissionais e contamos com os representantes dos serviços de urgência e emergência que participam do trabalho como retaguarda de atenção primária”, afirmou Dr. Osvaldo Ferioli

O plano de contingência foi elaborado e, caso seja necessário, será colocado em prática, com as medidas sendo adotadas de acordo com a demanda.

APOIO DA POPULAÇÃO

Para a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti é fundamental o apoio da população, já que os municípios não contam com o inseticida, como explica o secretário adjunto da Saúde.

“É fundamental a colaboração da população tanto no apoio ao trabalho dos agentes de saúde para que possam fazer a vistoria nas residências como na própria prevenção dos seus quintais, eliminando possíveis criadouros do mosquito. É importante ressaltar ainda que os municípios não contam com inseticidas e não existe nem previsão de entrega do Governo Federal, que não está encontrando fornecedor em nível mundial. Por isso, a população tem que ser a grande parceira no combate à dengue”, disse Dr. Osvaldo.

MUTIRÃO DE VISITAS
Neste sábado (25), das 9h às 12h, a Secretaria Municipal da Saúde, através da Divisão de Zoonoses, promoverá mais um mutirão de visitas, que acontecerá nos bairros Jânio Quadros e JK, na zona norte; e no Jardim Cavalari, zona oeste.

A ação envolverá 56 agentes de saúde e cinco supervisores, que farão o tratamento focal, o controle de criadouros e orientações gerais aos moradores. “Pedimos às pessoas que autorizem os agentes a entrar para que possam realizar esse trabalho de prevenção, que é sempre o melhor remédio”, finalizou o secretário.