29 MAR 2023
DIREITOS HUMANOS
Direitos Humanos marca presença em evento do Dia Mundial da Síndrome de Down
Vice-prefeito Cícero do Ceasa e secretária municipal Wânia Lombardi representaram o Município na solenidade da Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência
O vice-prefeito municipal de Marília, Cícero do Ceasa (PL), e a secretária municipal dos Direitos Humanos, Wânia Lombardi, representaram o Município na cerimônia realizada em 22 de março pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD) no campus da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down, lembrado em 21 de março.

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Marília e da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e na oportunidade Wânia Lombardi - que desempenhava a função de secretária da Assistência Social - foi apresentada aos membros do CMDPD, entidades, associações e comunidade mariliense como nova secretária dos Direitos Humanos.

Realizado no auditório da Famema, a cerimônia de celebração ao Dia Mundial da Síndrome de Down contou com palestras sobre a atenção à saúde e bem-estar da pessoa com síndrome de Down. A nutricionista Mércia Santana Rezende, que atuou como responsável técnica pelo serviço de nutrição do Hospital das Clínicas de Marília, e as psicólogas Karina Duarte Ferreira e Luiza Vitória Ribeiro Aragão foram as palestrantes do evento.

Público presente prestigiou a exposição de artesanato e pintura da artista plástica Mariana Reis Pinto, acompanhou a apresentação musical da tecladista Mariana Leopize Takano e números de danças dos integrantes da Associação Downs Entre Amigos. A presidente do CMDP, Célia Castro, promoveu vários sorteios. Além do vice-prefeito Cícero do Ceasa e da secretária municipal Wânia Lombardi, também compareceram as seguintes autoridades: vice-diretora da Famema Dra Haydee Maria Morena, presidente do CMDPD Célia Castro, diretora do Hospital Materno Infantil Vanessa Nafftali de Souza Martins e os vereadores Marcos Rezende (PSD) e Doutor Elio Ajeka (PP).

Através da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e o Núcleo da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura Municipal de Marília oferece além de orientações, expedições da Carteira do Autista, interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para setores públicos e privados e, em breve, conforme informou a secretária Wânia Lombardi, será lançado o Programa Cidade Acessível, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. “A Secretaria Municipal dos Direitos Humanos está de portas abertas para receber a todos, para trabalharmos juntos na promoção da capacidade da pessoa com síndrome de Down, principalmente para conscientizarmos a população sobre o fim do preconceito, bem como para criarmos as oportunidades de inclusão social”, afirmou a secretária.

Sobre o Cidade Acessível, Wânia Lombardi explicou que a iniciativa permitirá o oferecimento de transporte adaptado para cadeirantes, academias e playgrounds adaptados, além de fornecer cadeiras de rodas para a realização de trilhas ecológicas. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos está localizada na rua José de Anchieta, nº 95, no centro. O telefone para mais informações é o (14) 3402-4411. Para solicitar a interpretação em Libras, basta ligar para os números (11) 91038-8641 - Ínis, período da manhã - e (11) 91038-9577 - Jéssica, período da tarde.