Clique aqui e consulte nossas políticas.
20 ABR 2023
DIREITOS HUMANOS
‘Nosso Prato’ Norte completa o 1º ano de atividade e cardápio especial marca data
Restaurante popular garante dignidade e segurança alimentar à população de Marília
O restaurante ‘Nosso Prato’ Norte celebrou nesta quinta-feira, 20 de abril de 2023, o primeiro ano de atividade. Para celebrar a data, cardápio especial foi servido e a unidade de segurança alimentar recebeu a visita de autoridades municipais, incluindo o vice-prefeito Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa, secretários municipais Dr Wilson Damasceno (Assistência e Desenvolvimento Social) e Wânia Lombardi (Direitos Humanos). Localizado na rua Dr Arnaldo de Toledo Barros, n.º 700, no bairro Santa Antonieta, o ‘Nosso Prato’ Norte é custeado com recursos da Prefeitura de Marília e só neste primeiro ano de atividade conseguiu servir mais de 92 mil refeições. Diariamente, conforme informou o secretário municipal de Assistência Social, Dr Damasceno, são fornecidas 400 refeições, sempre no período das 11h às 13h30.

O prefeito Daniel Alonso, responsável pela implantação do restaurante popular, salientou que a iniciativa consiste no programa municipal de maior relevância social. “Justamente porque combate diretamente a fome, cuidando de forma direta e com segurança da necessidade nutricional da população carente. É uma imensa responsabilidade na entrega da alimentação diária, aliás uma refeição de alta qualidade”, mencionou. O primeiro ano do ‘Nosso Prato’ Norte serviu espaguete à Primavera, coxa de frango assada, acompanhados de arroz, feijão, salada de almeirão, pão francês e de sobremesa pudim de creme com calda de maracujá. “Juntamente com o menu diferenciado, o Nosso Prato recebeu decoração especial, música ao vivo e ainda distribuímos doces para quem passou pelo restaurante nesta quinta-feira”, informou o Dr Damasceno.

O secretário municipal de Assistência Social ponderou que, o fornecimento de refeições nutritivas e balanceadas a preços acessíveis é uma importante ferramenta de intervenção social, que contribui para a economia no orçamento doméstico da população, além de garantir a segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente secretária municipal de Direitos Humanos, Wânia Lombardi - que quando da implantação do ‘Nosso Prato’ Norte desempenhava as funções de secretária municipal de Assistência Social - ressaltou que o programa faz uma intervenção significativa e de modo emergencial junto a quem está passando fome. Wânia Lombardi foi a idealizadora do programa no Município. “É com muito entusiasmo que chegamos a um ano de serviços prestados à população mais carente da zona Norte, garantindo refeições nutritivas, saborosas e a um preço que as pessoas que mais precisam conseguem pagar”, observou a secretária municipal.

O vice-prefeito de Marília, Cícero do Ceasa, que na ocasião das celebrações do primeiro aniversário do ‘Nosso Prato’ Norte representou o prefeito Daniel Alonso, citou que o restaurante popular é um projeto financiado pelo Orçamento municipal. “Aliás, é um grande projeto da nossa gestão, da gestão do prefeito Daniel. A Prefeitura de Marília banca mais de 80% do valor de cada refeição que, na realidade, custa R$ 10,75. Mas, para a população, o prato de comida sai por apenas R$ 2,00. Por R$ 2,00 a pessoa recebe um almoço de qualidade, muito saudável”, disse. Cícero definiu o ‘Nosso Prato’ como um projeto visionário e ao longo destes 12 meses de atividade o restaurante vem sendo muito elogiado. “É elogiado porque, além de segurança alimentar, o Nosso Prato garante dignidade ao cidadão que dele se utiliza”, concluiu.

Fotos: Divulgação
Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-assina-convenio-com-o-governo-federal-para-construcao-de
Há 2 dias
Prefeitura Municipal de Marília assina convênio com o Governo Federal para construção de mais uma escola municipal, a 7ª da gestão do prefeito Daniel Alonso