20 ABR 2023
DIREITOS HUMANOS
‘Sabores do Mundo’, em sua 11ª edição, enaltece a Irlanda e secretária Wânia Lombardi conhece a trajetória de Conor
O irlandês vive há uma década no Brasil e atualmente cursa Pedagogia em uma universidade particular de Marília
Antes de se mudar para Marília, Thomas Daniel Conor Henniry vivia na Irlanda, uma república localizada na Europa ocidental berço de grandes autores, como Oscar Wilde, James Joyce e Bram Stocker. Porém, a história de sua vida mudaria e o Brasil entraria na sua rota. Ao conhecer Raquel, o namoro fluiu e hoje, 10 anos depois, Conor - como é mais conhecido - é pai de uma ‘brasileirinha’, a Catarina, de apenas 6 anos.

A história de vida de Conor, que cursa Pedagogia na Universidade de Marília (Unimar) e a Irlanda, ilha de onde muitos imigrantes partiram para ajudar a construir a América, principalmente os Estados Unidos, consistem no tema da 11ª edição do projeto ‘Sabores do Mundo’, iniciativa da Unimar com apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, através do Núcleo de Apoio Humanitário. A secretária municipal de Direitos Humanos, Wânia Lombardi, conheceu a trajetória do imigrante irlandês ao participar da gravação do programa, que será levado ao ar dentro dos próximos dias. “Ficamos felizes em poder conhecer um pouco da história deste aluno de Pedagogia e saber que o Brasil e Marília são feitos de histórias assim, de amor e trabalho”, disse.

O convidado preparou um prato típico de seu país, o ‘Irisch Stew’. Esta refeição irlandesa surgiu em função das condições de pobreza dos irlandeses, pois a receita original não continha proteínas, apenas legumes. Batata, cenoura e cebola eram consumidas sem carne. Irlandeses, como revelou Conor, não tem o costume de aplicar sal durante a preparação dos pratos. Posteriormente, a carne de cordeiro foi acrescentada à receita original. “O cordeiro teve sua introdução no prato na época em que os irlandeses começaram a melhorar sua condição financeira”, relatou o imigrante.

O ensopado ‘Irish Stew’ sempre é preparado no início da semana, pois desta forma, pode ser consumido no restante dela. Na Irlanda, pratos assim sempre são elaborados em panelas de cerâmica elétrica. “A carne de cordeiro, neste caso, é colocada para cozimento por duas horas. Enquanto  isso, as pessoas na Irlanda geralmente acabam fazendo outras atividades domésticas’, comentou Conor. Outra especiaria servida no projeto ‘Sabores do Mundo’ foi o café irlandês, feito de café normal e misturado com legítimo uísque irlandês, coberto com chantily e um toque de chocolate ralado, chamado de Firs Cofee. Os degustadores desta edição foram a secretária municipal Wânia Lombardi, o vereador Sérgio Antonio Nechar, o Dr Nechar (PSB), além de professores e coordenadores da Unimar. Compareceram a professora Walkíria Ferrer, coordenadora do Nipex/DRI da Unimar, coordenadora do curso de Nutrição Mara Marconato, além da família do irlandês Conor: sua esposa Raquel e a filha Catarina. Assessores da Secretaria Municipal de Direitos Humanos também prestigiaram a 11ª edição do ‘Sabores do Mundo’.

Noticia direitos-humanos-e-mac-promovem-manha-de-vivencia-no-estadio-do-abreuzao-e-prefeito
Há 4 dias
Direitos Humanos e MAC promovem manhã de vivência no estádio do Abreuzão e prefeito Daniel Alonso prestigia evento
Noticia para-democratizar-atendimento-aos-consumidores-gestao-do-prefeito-daniel-alonso-realiza