17 MAI 2023
DIREITOS HUMANOS
SAÚDE
Campanha Maio Laranja é lançada oficialmente durante evento na Emef Profª. Nicácia Garcia Gil
18 de Maio é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” em todo o país
A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Saúde, Educação, Direitos Humanos e Assistência e Desenvolvimento Social, realizou na tarde desta quarta-feira, dia 17 de maio, o lançamento oficial do Maio Laranja, campanha que tem várias ações programadas até o final do mês, com o objetivo de combater à violência sexual contra crianças e adolescentes.

O 18 de Maio é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, sendo que a data foi escolhida para relembrar o crime bárbaro que chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES). O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Em Marília, as ações são organizadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que conta com representantes das secretarias municipais, da Delegacia de Defesa da Mulher, OAB Marília, Rotary Club Marília Leste, entre outros parceiros.

A cerimônia de lançamento aconteceu na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª. Nicácia Garcia Gil, que fica na Rua José Clemente Ribeiro, 280, no bairro Jardim Marajó, zona sul da cidade, e contou com a presença de diversas autoridades.

Estiveram presentes os secretários municipais Dr. Osvaldo Ferioli Pereira (Adjunto da Saúde), Wania Lombardi (Direitos Humanos), Delegado Wilson Damasceno (Assistência e Desenvolvimento Social), Prof. Helter Bochi (Educação) e André Gomes (Cultura); a coordenadora do Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Fabiana Martins; as vereadoras Vânia Ramos e Profª. Daniela; e representantes da OAB Marília e do Rotary Marília Leste.
No município de Marília, a ação conta com a colaboração da vereadora Vânia Ramos, através do Projeto de Lei 110/2021, que busca alertar toda a sociedade, estabelecimentos de ensino público e privado, sobre o tema, realizando apresentação de palestras de prevenção, painéis informativos e orientações necessárias que venham tornar o tema visível, divulgando-o cada dia mais.

O secretário adjunto da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, destacou a importância do Maio Laranja. “É uma alegria estar aqui com as nossas crianças e parabenizo também os pais pela presença. Os organizadores dessa campanha estão de parabéns, pois é nossa obrigação cuidar das crianças para que tenham o seu desenvolvimento normal, sem nenhum tipo de intercorrência. E a prevenção é sempre o melhor trabalho a ser realizado.”

Já a secretária municipal de Direitos Humanos, Wania Lombardi, afirmou que os pais e responsáveis têm que estar sempre atentos. “Esse é um tema tabu realmente, mas é necessário que todos estejam atentos e denunciem qualquer tipo de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Essa responsabilidade de fazer a denúncia cabe também aos pais e a secretaria está sempre à disposição. É bom lembrar que as denúncias podem ser feitas no Disque 100 no próprio Conselho Tutelar.”

AÇÕES NESTE DIA 18 DE MAIO

A programação do Maio Laranja vai prosseguir nesta quinta-feira (18) com as seguintes ações:

– Faça Bonito! (Ação CREAS Marília): das 9h às 15h30, na Avenida Brasil, em frente ao Terminal Rodoviário Urbano, com Pit Stop/abordagem de populares (em frente ao CREAS, próximo ao Terminal Urbano – Avenida Brasil, 214), com café da manhã/tarde como forma de um momento de acolhida, abordagem/conversas com a população relacionadas ao tema “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra crianças/adolescentes”.

- Fórum de apresentação da cartilha educativa de cuidados e proteção de crianças e adolescentes vítimas de abusos e violência: às 19h, na Casa da Advocacia e Cidadania – Subseção da OAB – Marília, que fica na Rua Gonçalves Dias, 440 – Centro; com participação de juízes, promotores, ONGs e comissões ligadas às crianças e adolescentes, às instituições de saúde, FAMEMA, UNIMAR, Santa Casa, Secretaria Municipais.

Fotos: Mauro Abreu