19 MAI 2023
Prefeitura realiza palestras da Campanha Maio Roxo para profissionais de saúde
Objetivo é chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce de doenças inflamatórias intestinais
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou nesta sexta-feira, dia 19 de maio, importantes palestras sobre a Campanha Maio Roxo, que tem por objetivo chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce de doenças inflamatórias intestinais.

As palestras aconteceram no auditório da Secretaria Municipal da Saúde e foram ministradas pelo médico gastroenterologista Dr. Rodrigo Galhardi Gasparini, coordenador Regional do GEDIIB (Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite).

Estiveram presentes também na organização do evento a enfermeira encarregada da Saúde do Adulto, Fabiana Fernandes; a enfermeira responsável pelo setor de Feridas e Estomias, Helen Kendely Voltolini; e a médica Dra. Dinah Belém, da Saúde do Adulto. O público alvo das palestras foi formado por médicos e enfermeiros.
“O Maio Roxo tem o objetivo de conscientizar a todos da importância de fazer um diagnóstico precoce de doenças de Crohn e retocolite ulcerativa, também conhecidas como DIIs (Doenças Inflamatórias Intestinais). Parabenizo a todos que organizaram o evento e agradeço ao Dr. Rodrigo Gasparini pela sua contribuição à campanha, bem como a todos os participantes”, disse o secretário adjunto da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira.

DIA MUNDIAL

Neste mês de ações informativas sobre as DIIs, a data mais importante é o 19 de maio, Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (World IBD Day).
De acordo com o GEDIIB, essas doenças são mais prevalentes em adolescentes e adultos jovens, nas regiões Sudeste e Sul do país, chegando a 100 casos para cada 100 mil habitantes no sistema público.

Um estudo que analisou as taxas de incidência e prevalência de DII no Brasil de 2012 a 2020, apontou que a prevalência de DII aumentou de 30,01 por 100 mil habitantes em 2012 para 100,13 por 100 mil habitantes em 2020, correspondendo a uma variação percentual anual média de 14,87%.

Colite Ulcerativa e Doença de Crohn
De acordo com o GEDIIB, a colite ulcerativa é uma doença inflamatória do cólon (intestino grosso) e se caracteriza por inflamação da camada mais superficial, enquanto a Doença de Crohn pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.

Os sintomas costumam ser diarreia, cólica abdominal, às vezes febre e sangramento retal, variando de leve à grave.

Os medicamentos disponíveis atualmente reduzem a inflamação e habitualmente controlam os sintomas, mas não curam a doença e, por isso, a importância do diagnóstico precoce.

As DIIs são mais frequentes em adolescentes e adultos jovens (15 a 40 anos) e a causa costuma estar relacionada a fatores diversos, como “genéticos, imunológicos, ambientais, alimentares e alteração da flora intestinal”, segundo o GEDIIB, e quando não são diagnosticadas precocemente, a falta de tratamento pode levar essas doenças a progredirem para perda de mobilidade e desenvolvimento de deficiências com a falta de tratamento.