19 MAI 2023
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Secretaria Municipal da Agricultura promove aproximação de produtores rurais com linhas de crédito agropecuário Pronaf
Café da manhã reuniu na sede da pasta municipal autoridades, produtores rurais, Sebrae, Cati e agências
Os produtores rurais de Marília participaram na manhã desta sexta-feira, dia 19 de maio, do evento de acesso às linhas de crédito agropecuário do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf (do Banco Nacional de Desenvolvimento, BNDES). Organizada pela Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a atividade reuniu expositores e agências financeiras especializadas na oferta de financiamento rural, a exemplo do Banco do Brasil e Cooperativa de Crédito Coopermota. Também participaram representantes do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) e Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).

O vice-prefeito Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL), compareceu e ressaltou a estratégia de apoio aos produtores rurais, principalmente os que desenvolvem a agricultura familiar em Marília. Também compareceram o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcelo Macedo, chefe de gabinete do governo municipal, Levi Gomes, vereadores Evandro Galete (PSDB) e Dr Nechar (PSB), os subprefeitos Paulo Cezar Bezerra da Silva, do distrito de Avencas, Jaqueline Correia, de Amadeu Amaral, e Divino Donizete de Castro, da Fazenda do Estado, além do secretário municipal da Agricultura de Oscar Bressane, Alecssandro Júnior Garcia, o Marola.

O secretário Marcelo Macedo salientou que através dos programas de créditos para o agro, as famílias que trabalham com a produção rural poderão equipar suas propriedades e aperfeiçoar as lavouras. “Esta aproximação que estamos oferecendo é essencial para o êxito dos agricultores familiares de Marília”, considerou o secretário municipal. O vereador Evandro Galete, que discursou em nome do Poder Legislativo, ressaltou a relevância da agropecuária para a economia mariliense e defendeu a realização em Marília de uma feira da agricultura familiar, a exemplo da Agrifam, que anualmente acontecia em Lençóis Paulista. “Precisamos valorizar os produtores rurais cada vez mais”, salientou.

A Cati Regional Marília esteve representada pelo diretor técnico de divisão Luiz Felipe de Onofre Borges, o Banco do Brasil pela gerente Fabiana Alves - que ministrou palestra sobre oferecimento de crédito agro e linhas de financiamento para a produção rural -, Sebrae pelo consultor de negócios Luciano Zapata Barizan e a Coopermota pela gerente Miriam Trevisan Romano.

As empresas Itaeté Máquinas John Deere, JM Rolamentos e Lemak montaram estandes na sede da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e representantes do Sindicato Patronal Rural, a exemplo do presidente Fernando Botelho Vilella e diretor Luiz Arnaldo Cunha de Azevedo, acompanharam o evento de acesso ao crédito agro.

Fotos: Mauro Abreu