31 MAI 2023
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Daniel Martins, medalhista de ouro da Amei e tricampeão mundial, é convocado para mundial de atletismo na França
“Para mim é sempre uma honra representar o meu País, meu clube e Marília”, afirmou ao comemorar a convocação
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) publicou a convocação dos atletas para o Mundial de atletismo paralímpico de Paris, na França, que será realizado entre 8 e 17 de julho. A lista foi divulgada em live transmitida pelo canal do YouTube do CPB, na tarde desta quarta-feira, dia 31, com as presenças do vice-presidente da entidade, Yohansson Nascimento, chefe de missão Ricardo Melo e do coordenador da modalidade, João Paulo Cunha.  Dentre os convocados está o mariliense Daniel Tavares Martins, de 27 anos, atleta da Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos). Daniel é o atual tricampeão mundial (Doha 2015, Londres 2017 e Dubai 2019) e recordista mundial da prova dos 400 metros rasos, classe T20. Além de ter sido campeão (medalha de ouro) da prova nas Paralimpíadas Rio 2016 e nos Jogos Parapan-americanos de Lima 2019, no Peru.

Daniel esteve nas Paralímpiadas de Tóquio e disputou a competição algumas semanas após ter contraído covid-19, que o deixou com sequelas no sistema respiratório. Em Tóquio, Daniel acabou não se classificando para a final, que foi vencida pelo francês Charles Antoine Kouakou.
A convocação foi muito comemorada por Daniel.

“Para mim é sempre uma honra representar o meu país, meu clube e minha cidade. Depois do Covid-19 eu tive que me reinventar, as sequelas foram grandes e as dúvidas maiores ainda. Meu médico Dr. Marcos Vinícius Muriano começou uma grande batalha ao meu lado. Exames e avaliações com o Dr. André Moro e a Dra. Renata Demori, muitas sessões de fisioterapia cardiopulmonar com a Jéssica Al-Lage, fisioterapia ortopédica com o Guilherme Borghetti, acompanhamento psicológico com a Natália Durigan, acompanhamento nutricional com a Débora Garcia, liberação miofascial com o Maiki Moroshima, muito treino sob o comando do Luiz Carlos Albieri, além do pessoal da Mustache e da I9, que cuidam da minha imagem e da minha carreira. Faço questão de citar os nomes, para que as pessoas entendam que essa não é uma conquista só minha, muita gente trabalhou duro para que eu estivesse nesse mundial. A Amei foi peça fundamental, esteve ao meu lado o tempo todo, me dando apoio, me incentivando. Agradeço ao CPB por todo o cuidado que teve comigo nesse período difícil que passei e por confiarem mais uma vez no meu trabalho. Minha família sempre esteve ao meu lado, me dando muito carinho e apoio. Meus patrocinadores Nike, Time SP, Bolsa Pódio e Unimed Marília que permaneceram ao meu lado dando tranquilidade para eu realizar o meu trabalho. Confesso que nos últimos dias a ansiedade foi grande, foi difícil até de dormir e estou muito feliz com essa convocação. Agora é focar nos treinos e redobrar os cuidados para chegar bem no mundial. Sei da minha responsabilidade, estou em 2º lugar no ranking mundial, atrás do meu amigo Samuel Conceição, que também estará na França. Vamos com o objetivo de representar bem o nosso país e se Deus quiser voltar com medalhas”, afirmou o atleta.