Clique aqui e consulte nossas políticas.
01 JUN 2023
SAÚDE
Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada e Marília quer ampliar cobertura
Vacina Trivalente está disponível em todas as unidades de saúde para a população em geral
A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), promovida pelo Ministério da Saúde, teve início no dia 10 de abril e que terminaria no dia 31 de maio, foi prorrogada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em todos os municípios paulistas.

O principal motivo é a baixa cobertura vacinal em todo o Estado, que está em 32,9%, com apenas 6,1 milhões de doses aplicadas, sendo que a meta é de 90%. Já em Marília, a cobertura está em 35,42%, com 36.108 doses aplicadas.

Com a prorrogação da campanha, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, espera que a população possa se conscientizar da importância da vacina Trivalente, que protege contra três cepas do vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B.

E desde o início do mês de maio, em Marília a vacina foi liberada para toda a população e está disponível em todas as unidades de saúde do município, que funcionam em dias úteis de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sendo que na UBS Nova Marília o atendimento é até as 22h, inclusive para vacinação.

O secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, ressaltou a importância da vacinação contra a Influenza. “Nessa época do ano os problemas respiratórios sempre aumentam e é fundamental que estejamos mais protegidos. A vacina é segura e é sempre o melhor remédio. Por isso pedimos que a população compareça a uma das nossas unidades para receber a vacina contra a gripe”.

A supervisora do Programa Municipal de Imunização, enfermeira Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, informou que as 52 unidades de saúde do município estão abastecidas com a Trivalente.

“O nosso índice de cobertura vacinal está muito abaixo e precisamos que a população tenha consciência da importância de se proteger contra a gripe. Esta semana tivemos o óbito de uma senhora de 73 anos em razão da Influenza e ela não havia se vacinado. Reitero que a vacina é totalmente segura e eficaz em evitar a evolução da doença para esses quadros mais graves. Todas as nossas unidades estão devidamente abastecidas com a vacina e à disposição dos moradores”, disse Juliana.

DADOS DO ESTADO

Apenas em 2023, a Secretaria de Estado da Saúde já registrou 86 óbitos decorrentes de casos graves causados pela infecção dos diversos tipos de vírus da Influenza.
Em 2022, foram registrados 3.116 casos de gripe em que foi necessária a hospitalização do paciente e 339 mortes. Neste ano, foram registradas 1.257 hospitalizações até a quarta semana de maio. No mesmo período do ano anterior, foram contabilizadas 1.653 internações e 250 óbitos.

Secretarias Vinculadas
Noticia por-problema-tecnico-telefone-de-emergencia-do-samu-sera-14-3434-2941-ate
Há 14 horas
Por problema técnico, telefone de emergência do Samu será (14) 3434-2941 até restabelecimento do sistema, informa a Prefeitura Municipal de Marília