Clique aqui e consulte nossas políticas.
12 JUN 2023
Com ações da semana, cobertura vacinal da Influenza chega a 43% do público alvo
Prefeitura de Marília vai promover nova ação de vacinação neste sábado, dia 17, com abertura de 13 unidades, das 8h às 13h
Com as ações promovidas pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, durante a semana passada, a cobertura vacinal contra a Influenza (gripe) chegou a 43,12% do público alvo, que totaliza 101.938 pessoas no município, com 43.958 doses administradas.

Foram duas ações realizadas na última semana, sendo que na terça (6) e quarta-feira (7) as unidades de saúde do Chico Mendes (zona oeste), Santa Antonieta (zona norte) e Cascata (zona leste) funcionaram em horário estendido até as 21h – é importante ressaltar que a UBS Nova Marília (zona sul) já atende até as 22h em dias úteis de segunda a sexta-feira.

Durante essa ação, foram administradas um total de 717 vacinas, sendo 473 doses de Influenza, 179 de Covid e outras 65 de rotina.

E no último sábado, dia 10, das 9h às 14h, a ação aconteceu na chamada Ilha da Rua 9 de Julho, esquina com a Avenida Tancredo Neves, no centro da cidade, no ônibus da Saúde, sendo que mais 410 pessoas foram vacinadas contra a Influenza.

Mesmo com todas as ações, a cobertura vacinal de 43,12% está muito abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde nessa 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que é de 90%, como destaca o secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira.

“Ainda não chegamos à metade da meta do Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal da Saúde continuará fazendo a sua parte, promovendo novas ações para que esse índice melhore. E pedimos que a população tome a vacina contra a gripe, evitando assim casos graves da doença que podem, inclusive, levar à morte. É importante ressaltar que a vacina é segura e eficaz, sendo a melhor prevenção contra casos mais graves de gripe”, afirmou o secretário.

NOVA AÇÃO NESTE SÁBADO

A Prefeitura irá realizar neste sábado, dia 17 de junho, mais uma ação de vacinação contra a Influenza e também outras doenças, com a abertura de 13 unidades de saúde, das 8h às 13h.

As unidades que estarão abertas são as seguintes: USF Jardim Maracá, UBS Alto Cafezal, USF Bandeirantes, UBS Cascata, UBS Castelo Branco, UBS Chico Mendes, USF Costa e Silva, USF JK, UBS Nova Marília, UBS Planalto, UBS São Judas, USF São Miguel e UBS Santa Antonieta.

A enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, lembrou que a vacina contra a Influenza está disponível para toda a população.

“A partir dos seis meses de vida, todas as pessoas podem e devem se vacinar contra a gripe. A vacina da Influenza, chamada Trivalente, protege contra três cepas do vírus - H1N1, H3N2 e Influenza B. Além disso, as pessoas poderão também atualizar a carteira de vacinação, pois teremos também as vacinas de rotina à disposição, inclusive contra a Covid. É mais uma grande oportunidade para a população mariliense aproveitar, disse Juliana.

Fotos: Mauro Abreu

Secretarias Vinculadas
Noticia no-dia-d-contra-dengue-secretaria-municipal-da-saude-de-marilia-garante-orientacao-aos
Há 3 dias