28 JUN 2023
FUNDO SOCIAL
Estudantes da rede municipal participam de atividade ecológica na sede da Secretaria da Agricultura com participação da primeira-dama de Marília, dona Regina
Mais de 50 alunos conheceram o viveiro de mudas e plantas, participaram de aula ambiental e visitaram meliponário
Duas turmas do terceiro ano da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Nelson Gabaldi’, da rede básica de ensino de Marília, participaram de aula ecológica na sede da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ao todo, conforme informou o secretário municipal da Agricultura, Marcelo Macedo, mais de 50 alunos vivenciaram uma manhã ambiental, onde conheceram o desenvolvimento de plantas e todas as atividades do Viveiro Municipal, localizado na zona Norte, que abriga a sede administrativa da secretaria.

A atividade ambiental contou com a participação da primeira-dama de Marília, dona Selma Regina Mazuquelli Alonso, que acompanhou a visita das crianças, inclusive percorrendo os canteiros de plantas e viveiros de mudas, incluindo os de árvores nativas, ornamentais e árvores exóticas. “É um passeio muito enriquecedor, porque nossas crianças vão assimilando a importância da vegetação, das matas e das plantas para a preservação de nossas vidas”, contextualizou a primeira-dama.

Um dos pontos altos da visita foi a experiência de caminhar pelo meliponário, que é o espaço que abriga as colmeias de abelhas jataí, uma espécie nativa que não possui ferrão. Antes, portanto, os estudantes das turmas dos professores Marcela Valentin Marques da Silva e Alex Júnior Ramos, conheceram o processo de germinação das sementes e a essencialidade da irrigação para o desenvolvimento de qualquer planta ou vegetação. Segundo detalhou a professora Marcela Valentim, docente do terceiro da Emef Nelson Gabaldi (que fica no Jardim Califórnia, zona Oeste), a visita visou ampliar o repertório da turma, que em breve desenvolverá um projeto educacional ambiental. “Eles aprenderam sobre o processo de cultivo, de plantio, isso desde a preparação da semente”, salientou. Souberam também sobre a importância da luz solar e o processo de fotossíntese. “Foi um passeio muito agradável, todos gostaram”, disse.

Fotos Ramon Barbosa Franco