18 JUL 2023
SAÚDE
Hospital Espírita de Marília comemora 75 anos e recebe autoridades municipais em café da manhã
Vice-prefeito de Marília, Cícero do Ceasa, representou o prefeito Daniel Alonso durante a celebração na manhã desta terça-feira, dia 18 de julho
Autoridades municipais estiveram na manhã desta terça-feira, dia 18 de julho, no Hospital Espírita de Marília (HEM) para um café da manhã que celebrou o 75º aniversário da instituição hospitalar. O prefeito de Marília, Daniel Alonso, foi representado pelo vice-prefeito Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL). O secretário municipal da Saúde, Dr Osvaldo Ferioli Pereira, e a secretária de Assuntos Estratégicos, Marília Oliveira, também compareceram, bem como os vereadores Eduardo Nascimento (PSDB, presidente do Legislativo), Sérgio Antonio Nechar, Dr Nechar (PSB), Professora Daniela (PL) e Marcos Custódio (Podemos).

O Hospital Espírita de Marília foi fundado em 18 de Julho de 1948, porém sua história começa muito antes: em 8 de janeiro de 1939, quando da inauguração do prédio do Centro Espírita “Luz e Verdade”, localizado à rua Quinze de Novembro nº 1.146, o médico Dr. Antônio Pereira Manhães, por sugestão do Sr. Hygino Muzzy Filho, proprietário da Alfaiataria Carioca, situada à rua Prudente de Moraes, propôs que se fundasse em Marília um hospital destinado ao tratamento dos doentes mentais, sob a denominação de ‘Hospital Espírita de Deus’.

A capacidade inicial do HEM era de 120 leitos, atualmente são 330 leitos, dos quais 260 são conveniados com o SUS (Sistema Único de Saúde) e 40 destinados aos pacientes particulares e de convênios, além dos 30 leitos destinados ao tratamento de menores dependentes químicos. “Quero deixar aqui o nosso reconhecimento e a nossa gratidão, bem como um abraço do prefeito Daniel Alonso. O Hospital Espírita de Marília é de grande relevância para a saúde de nosso Município”, afirmou o vice-prefeito Cícero do Ceasa. O diretor Vicente Armentano Júnior e o controller Bruno Armentano destacaram os esforços dos colaboradores, corpo clínico e voluntários do HEM ao longo de todos estes 75 anos de história. Também esteve presente o ex-diretor do hospital, Terêncio Bertolini e várias autoridades municipais, incluindo o promotor de Justiça, Dr José Alfredo de Araújo Sant’Anna.

Fotos: Ramon Barbosa Franco
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024