03 AGO 2023
SAÚDE
Agosto Dourado: Prefeitura Municipal de Marília e Banco de Leite Humano destacam os benefícios do aleitamento materno
Enfermeira Sandra Domingues ressalta a importância da rede de apoio para as mães
A Prefeitura Municipal de Marília e o Banco de Leite Humano prepararam uma programação especial ao longo de todo o mês para promover a campanha do Agosto Dourado, dedicada à conscientização sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê e da mamãe. A solenidade de abertura do Agosto Dourado ocorreu na última terça-feira, dia 1º de agosto de 2023. Toda a rede estará destacando os benefícios do aleitamento.

O Banco de Leite Humano foi fundado em Marília na década de 1980 para suprir a necessidade do alimento que faltava para atender as UTIs neonatal da cidade.  As mamães voluntárias que têm leite excedente doam para o banco, por meio de um sistema eficaz, em que recebe um kit de captação com orientações, coletando durante toda a semana e armazenando de forma congelada. Uma vez por semana a equipe do banco de leite passa na casa para recolher, deixando novos frascos esterilizados. Esse leite passa pelo processo de pasteurização e só sai do banco com prescrição médica para atender a UTI neonatal.

Marília ampara a UTI da Santa Casa, UTI do Hospital Materno Infantil, a UTI do Hospital Beneficente Unimar e Gota de Leite. A enfermeira Sandra Domingues, responsável pelo Banco de Leite Humano de Marília, informou que o Município vem conseguindo atender a demanda de urgência em 2023.  “Por causa de toda a rede de apoio que criamos estamos conseguindo atender a demanda, tanto pela nossa rede de voluntárias, que em julho somavam 60 doadoras, como pelos postos de coleta nos municípios vizinhos, de Ocauçu, Campos Novos, Alvilândia, Garça, Pompéia, Quintana, Adamantina, Lucélia, Osvaldo Cruz. “Toda mulher com gestação de risco na região acabam vindo para Marília para realizar os partos”, explicou a enfermeira. Com isso, de janeiro a julho o Banco de Leite Humano garantiu o aleitamento de 175 bebês internados, com 642,620 ml colhidos e 488,800 ml distribuídos”, destacou.

A responsável pelo banco de leite afirmou que são inúmeros os benefícios da amamentação para mães e bebês. O leite que a mãe produz é o alimento que tem todos os nutrientes específicos para cada necessidade do filho, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento do sistema imunológico deles. “O primeiro leite é chamado colostro, de fundamental importância para a criança. É ele que vai proteger a criança. É a primeira vacina, rica em imunoglobulinas. O leite materno tem mais de 250 nutrientes. É fundamental que a mãe amamente até o 6º mês exclusivamente, podendo ser até dois anos ou mais. Mas até o sexto mês é só o peito, nem água, nem chá, nada; só leite de peito”, observou.

Acompanhamento pediátrico

A partir do 6º mês vem a introdução dos alimentos. Por isso a importância também do acompanhamento com o pediatra. Este ano, o tema da campanha da Semana Mundial do Aleitamento Materno é ‘Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham’. “É necessário melhorar o acesso à licença maternidade remunerada e outros serviços de amamentação para mulheres dentro e fora do local de trabalho. Além disso, os pais precisam de licença paternidade específica, e licença parental deve ser concedida, o que significa a atribuição de um período de licença a partilhar entre os dois progenitores ou parceiros. O objetivo é garantir que pais ou parceiros compartilhem cuidados infantis e responsabilidades domésticas de forma equitativa e reduzir a diferença de gênero”, concluiu Sandra Domingues.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024