01 SET 2023
CULTURA
Exposição ‘Cambará, In Memorian’ segue até dia 12 de setembro na Galeria de Artes
Obras do artista Antônio Pereira da Costa, o Cambará, são óleo sobre tela que retratam paisagens, natureza-morta e figuras humanas
A Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Cultura promovem na Galeria Municipal de Artes até o próximo dia 12 a exposição ‘Cambará, In Memoriam’. A mostra, aberta na sexta-feira, dia 1º de setembro, reúne trabalhos do artista plástico Antônio Pereira da Costa, o Cambará (1945-2019). Nascido em Jacarezinho, cidade paranaense próxima da divisa com o Estado de São Paulo, Costa adotou o pseudônimo Cambará como forma de homenagear a cidade do Paraná onde começou sua carreira artística.

Ao longo de sua vida, o artista plástico participou de várias exposições e concursos de arte, tendo suas obras expostas tanto no Brasil, quanto no Exterior, principalmente na Europa em países como Portugal e França. Uma das paisagens retratadas por Cambará faz parte do acervo da Universidade de Lyon, na França. Embora tenha sofrido Parkinson, o artista plástico jamais parou de produzir, de pintar e expressar sua arte. Faleceu em 2019, deixando algumas obras inacabadas, entretanto seu legado continua vivo através de suas pinturas. São telas em óleo que retratam paisagens, naturezas-mortas e também figuras humanas.

A exposição ‘Cambará, In Memorian’ poderá ser visitada gratuitamente na Galeria Municipal de Artes, que fica no Complexo Cultural ‘Braz Alécio’, na avenida Sampaio Vidal, n.º 245, com visitações de terça a sexta, das 9h às 17 horas, e aos sábados, das 13h às 18 horas. Em sua primeira fase, o artista plástico foi fortemente influenciado pelo movimento impressionista, contudo, ao longo de sua carreira, desenvolveu um estilo único. Apesar de não conseguir viver exclusivamente da arte, Cambará nunca abandonou sua paixão pela pintura, mesmo conciliando com outras obrigações profissionais.

‘Cambará, In Memorian’ é uma oportunidade para o público admirar e apreciar o trabalho desse talentoso artista, ao mesmo tempo em que presta uma homenagem póstuma a Antônio Pereira da Costa, que era nascido no ano de 1945. As telas em exposição revelam a evolução do estilo de Cambará ao longo de sua carreira, deixando um legado significativo na arte do Brasil.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024