Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), suas ações integradas e prestação de contas foram temas da capacitação
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação de Marília e em parceria com a Secretaria Municipal da Fazenda, realizou entre os dias 28 e 29 de agosto, encontros formativos para gestores das unidades escolares do Município.
A formação contou com a participação da equipe do setor de prestação de contas, representado pelo assistente-administrativo Carlos Alberto Brasil Alves e pela diretora de controle e prestação de contas da Prefeitura Municipal de Marília, Marisa da Silva Ulian Chagas, além da equipe do Setor de Convênios da Secretaria Municipal da Educação.
A capacitação ‘Gestão dos Recursos Financeiros Escolares’ teve como objetivo orientar gestores escolares para que possam compreender sobre os recursos do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e suas ações integradas, destinação recursos financeiros - no tocante a sua operacionalização - prestação de contas por parte dos envolvidos dos recursos recebidos pelas escolas, além de enfatizar utilização dos recursos de modo a contribuir com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da Educação Básica das redes estaduais e municipais. Os objetivos desses recursos consistem na melhoria da infraestrutura física e pedagógica, bem como reforçar a autogestão escolar.
O encontro formativo dos gestores da rede municipal de Marília focou também o aperfeiçoamento da equipe para garantir melhores pontuações (escores) no Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada (IDEGES). Dessa forma, a capacitação teve como meta principal dirimir e sanar eventuais dúvidas e questionamentos dos gestores escolares em relação a prestação de contas do PDDE e a obtenção de maior êxito na gestão dos recursos federais propostos pelo programa. Durante os encontros formativos dos dias 28 e 29 de agosto, foram disponibilizados materiais e recursos que proporcionem meios de suporte adequados às escolas. “Todo o trabalho teve como intuito garantir o pleno direito à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Marília”, considerou o secretário municipal de Educação, professor Helter Bochi.
Fotos: Divulgação