O prefeito Vinicius Camarinha deu início a uma nova política de cuidados a pessoas neurodivergentes, especialmente aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Os novos investimentos abrangem Saúde e Educação, ampliando tanto a oferta de serviços como dando mais dignidade nos atendimentos.
Para o prefeito Vinicius Camarinha, sua gestão é centrada no cuidado integral das pessoas. “Nosso governo é de reconstrução da cidade, de recuperarmos a dignidade das pessoas, de darmos mais condições de desenvolvimento de saúde e educação, olhando para os autistas com mais atenção e cuidado. Nosso time de secretários está empenhado em melhorar a vida das pessoas, promovendo inclusão, educação e saúde”.
SAÚDE FIRMA PARCERIA COM AMEI E ESPAÇO POTENCIAL
Por meio da Secretaria Municipal da Saúde, o prefeito autorizou no dia 28 de outubro o início das atividades a pacientes com TEA na Associação Mariliense de Esportes Inclusivos – AMEI.
A Prefeitura investirá R$ 320 mil anuais para o atendimento a 160 pacientes com TEA na AMEI, através de uma equipe multiprofissional, contando com coordenador técnico/professor, professor de educação física, psicólogo, terapeuta ocupacional e assistente social.
Em nome da AMEI, o gestor Levi Carrion agradeceu à Prefeitura por mais esse convênio. “Marília dá um grande passo em direção ao futuro, reafirmando o compromisso com a inclusão, com a saúde e com a dignidade humana. O esporte é indispensável na vida da pessoa com deficiência e Marília é uma das primeiras cidades do país a reconhecer isso. É um marco na história de Marília, um símbolo de respeito, valorização e igualdade. Que o exemplo da Prefeitura de Marília possa se espalhar para todo o Brasil, mostrando que a inclusão é muito mais que uma palavra, é ação, coragem e amor ao próximo”.
Já no dia 29 de outubro, o prefeito Vinicius Camarinha autorizou a Secretaria Municipal da Saúde a ampliar a parceria com a Associação de Pais e Amigos do Autista – o Espaço Potencial, autorizando um investimento de R$ 643.816,44 anuais para que a instituição possa atender mais 100 pacientes com TEA.
Os atendimentos no Espaço Potencial serão realizados por equipe multiprofissional, contando com médico, educador físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, musicoterapeuta, psicólogos e terapeuta ocupacional.
“Com alegria e gratidão falo em nome do Espaço Potencial, que é a minha maior riqueza. O prefeito Vinicius é muito querido por nós. Na outra gestão dele fez a doação dessa área e só temos que agradecê-lo pela atenção e parceria. O Vinicius foi enviado por Deus para nós e peço que Deus continue o abençoando e o capacitando para fazer a gestão da nossa cidade. O Espaço Potencial já atende diariamente mais de 280 pacientes com TEA, e agora esse atendimento especializado e humanizado será ampliado”, afirmou dona Arsênia de Mello Rodrigues, fundadora do Espaço Potencial.
O prefeito Vinicius Camarinha destacou mais essa parceria com a instituição. “Ampliamos nossa parceria, investindo mais R$ 643 mil anuais para iniciarmos o atendimento de mais pacientes com TEA. A criança é o nosso maior patrimônio e não tem obra mais importante do que cuidar da criança, principalmente se ela for especial. Parabenizo a dona Arsênia e toda sua diretoria pelo trabalho de excelência que o Espaço Potencial realiza e agora terá inclusive médico aqui, facilitando o atendimento para todos os pacientes daqui.”
A secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio, destacou a importância dessas iniciativas. “A democratização do acesso a cuidados especializados, diagnóstico precoce e apoio adequado são essenciais para o desenvolvimento e autonomia das pessoas com TEA”. E as ações devem continuar: “Em breve anunciaremos mais conquistas para atendimento da população com TEA”, finaliza Paloma Libanio.
“Essas parcerias têm por objetivo garantir a qualidade de vida e a inclusão social dos usuários atendidos, além de promover o desenvolvimento individual e o bem-estar familiar. Esses investimentos fortalecem o compromisso do prefeito Vinicius Camarinha com a população, principalmente com as pessoas que mais precisam”, afirmou o vice-prefeito Rogerinho.
EDUCAÇÃO GARANTE DIREITOS DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM TEA
Atualmente, no Município estão matriculadas 836 crianças com autismo, totalizando 1.250 crianças com deficiências sensoriais, intelectuais e físicas em nosso sistema.
"Desenvolvemos banners e apostilas com recursos de comunicação suplementar e alternativa para todas as crianças com autismo que enfrentam desafios complexos na comunicação. Esses materiais promovem a acessibilidade na comunicação de 159 crianças que não utilizam a fala como forma de expressão”, explicou a secretária da Educação, professora Rosemeire Frazon.
A Prefeitura também realizou a capacitação a todos os 406 profissionais de apoio, abordando temas essenciais como autismo, comportamento, comunicação, cognição e orientações éticas para o cuidado. Além disso, o Município realizou formação específica aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) sobre “Crises e birras: o que há por trás desse comportamento”, visando aprimorar a gestão dessas situações. “Estamos promovemos capacitações para gestores e professores do ensino regular, buscando ampliar a inclusão e o suporte às crianças com deficiência”, afirmou Rosemeire Frazon.
Ainda de acordo com a secretária da Educação, outra ação importante foi a ampliação dos serviços do Centro Multidisciplinar de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE). “A alteração no nome foi necessária para podermos de fato ter atendimento Multidisciplinar, ou seja, para possibilitar atendimentos presenciais às crianças com deficiência. Atualmente, 142 crianças são atendidas semanalmente no espaço. Disponibilizamos transporte para o CEMAEE, garantindo maior acessibilidade às famílias”, pontuou.
Além disso, a Prefeitura realizou a inclusão do Espaço Potencial no Programa de Alimentação Escolar, ofertando o mesmo cardápio das escolas municipais para alimentação diária dos 280 usuários atendidos no Espaço Potencial. Isso gerou uma economia de em média 132 mil ao ano para a instituição.
A secretária da Educação destaca ainda que, nas escolas de ensino fundamental, a Secretaria promoveu a troca de sirenes por sinal musical. “O barulho intenso do sinal costuma desregular muitas crianças autistas e gera desconforto, sendo um som disruptivo. O sinal musical é sensorialmente acolhedor. Essa mudança demonstra um ambiente escolar que respeita e atende às necessidades específicas de cada criança, promovendo maior conforto e inclusão para todos”, explicou Rosemeire Frazon.
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