06 SET 2023
SAÚDE
Vigilância Ambiental promove ações educativas na Semana de Enfrentamento ao Escorpionismo
A programação ocorreu em todo município de Marilia, varias escolas, supermercados, unidades de saúde, comércios, chácara, condomínios e o complexo de trânsito
A Vigilância Ambiental, nova denominação para a Divisão de Zoonoses, órgão da Secretara Municipal da Saúde, promoveu de 28 de agosto a 1 de setembro em Marília atividades em prol da Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo, que buscou estimular e educar a população a tomar os cuidados adequados para evitar os acidentes com escorpiões, um animal peçonhento pertencente a fauna brasileira e já instalada e acomodada nas áreas urbanas.

As ações educativas diversas em todo município de Marília, em varias escolas, supermercados, unidades de saúde, comércios, chácara, condomínios e o complexo de trânsito. Cada Supervisor desenvolveu junto aos agentes das unidades de saúde ações para orientação a população sobre cuidados preventivos sobre escorpiões.  Foram utilizados recursos como panfletos, apresentações de mídia, amostra de exemplares de escorpiões, música e dança, dependendo do público alvo de cada ação. Foram realizadas 37 ações durante a semana.

Em 2023 ocorreram um total de 116 acidentes com escorpiões na área urbana de Marília. O aumento do número de notificações de acidentes por escorpião nesse ano, assim como outros agravos de notificação, não indicam necessariamente um maior risco de picadas ou de descuido da população. “Podem estar relacionado ao  enfrentamento da Pandemia da Covid, nos anos anteriores, quando houve a reestruturação da rede de atendimento para atender a população, que pode ter gerado subnotificações de casos”, disse a supervisora de zoonoses Vivian Martinelli Funai.

A Semana buscou promover maios conscientização sobre o enfrentamento por ser os meses de agosto e setembro o período de maior procriação dos escorpiões, podendo então surgir mais acidentes.

O acidente escorpiônico ou escorpionismo é o termo utilizado para designar o envenenamento no ser humano provocado por um escorpião quando este injeta (picada) seu veneno por meio de seu ferrão. Os escorpiões não podem ser eliminados da natureza, por sua grande capacidade de tolerância aos pesticidas e por sua capacidade de se esconder em redes de esgotos e locais de mata.

As crianças de até 12 anos são grupo de maior risco de óbito, que em caso de acidentes com aranhas ou escorpiões devem ser encaminhados imediatamente ao Pronto Socorro do Hospital Materno Infantil. Os adultos e adolescentes devem ser encaminhados a UPA Norte ou ao PA Sul.

Para se evitar acidentes é necessário:

Sempre deixar limpa a área interna e ao redor das residências, evitando acúmulo de lixo, entulhos e outros materiais.
Manter berços e camas afastados das paredes;
Examinar suas roupas antes de usar;
Protejer as mãos ao manipular entulhos e outros materiais;
Vedar ralos e pios, eliminando as frestas das paredes, muros, forros e tetos.

Os sintomas causados pelo escorpionismo são:

Leve: dor intensa no local da picada
Moderado: dor intensa, vômitos ocasionais, suor, agitação, aumento dos batimentos cardíacos e da respiração
Grave: dor intensa, suor e vômitos, sonolência, tremores, aumento dos batimentos cardíacos e da respiração, hipotermia, convulsões, edema pulmonar, insuficiência cardíaca e choque, podendo levar a morte.

O que fazer quando picado?
Lave o local com água e sabão
Aplique compressa morna
Não esprema e nem sugue ou faça torniquete no local;
Leve a vítima imediatamente ao atendimento médico.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024