22 SET 2023
SAÚDE
Prefeitura Municipal de Marília intensifica orientação para coibir diagnóstico tardio da tuberculose
Exames confirmam 6º óbito provocado pela doença no município, acumulando 46 casos confirmados em 2023
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, intensifica a orientação nas 52 unidades da rede de atenção primária para divulgar os sintomas e alertar a população sobre o real perigo de morte que a tuberculose tratada tardiamente provoca. A doença já tem cura, mas somente se diagnosticada precocemente e iniciado tratamento ainda na fase preliminar da doença.

A confirmação laboratorial dos exames de um óbito suspeito ocorrido em 27 de julho chegou somente na última quarta-feira, dia 20 de setembro. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 71 anos, portador de doença respiratória crônica e imunossupressão, que iniciou tratamento já com internação no dia 6 de abril e faleceu no leito do hospital. Em 2022, Marília teve 76 casos de tuberculose, com nove mortes como causa direta e outros quatro pacientes com óbitos por outras complicações após diagnóstico.

A tuberculose é uma doença grave que tem cura quando buscam atendimento ainda no início. O tratamento é gratuito e oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “Para entender os óbitos é necessário entender a complexidade destes pacientes, infelizmente muitos não buscam atendimento e são diagnosticados em nível hospitalar (fase agravada) quando já é difícil conseguir a cura”, declarou a responsável pela Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni.

Segundo ela, todas as unidades de saúde já fazem busca ativa (ficam atentos aos sintomas característicos da tuberculose em todos que se consultam, independente se já sabem que estão com a doença), mas também a população precisa ajudar a identificar os casos suspeitos entre amigos e familiares, para que a ajuda chegue a tempo. “Principalmente aqueles que apresentam alto grau de vulnerabilidade, como dependência química ou outras doenças infecto contagiosas. A população que apresentar qualquer sintoma como tosse por mais de três semanas, perda de peso, suor noturno ou febre noturna devem procurar a unidade de saúde mais próxima”, explicou.

As unidades estão preparadas para atender casos suspeitos e oferecer o exame de baciloscopia, que pode identificar se o paciente está ou não com tuberculose. De acordo com o Ministério da Saúde, apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024