A melhoria da qualidade destaca empenho do prefeito Daniel em elevar o padrão dos serviços e da gestão na saúde municipal
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na zona Norte, conseguiu atingir suas metas de elevação de qualidade em 2022 determinadas em contrato para a prestação de serviço de socorro e emergência em casos de média e alta complexidade para o Município de Marília. A unidade conseguiu aumentar em 38% sua capacidade de atendimento, passando de 80.000 em 2021 para 111.030 pacientes atendidos em 2022.
A pesquisa de satisfação realizada pela unidade, também demonstrou um importante “feedback” da população. Ao serem questionados após o tratamento médico, também houve importante aumento na aprovação. O índice de satisfação subiu de 88,30% em 2021 para 90,91% em 2022. Este é um indicador utilizado pela unidade para mensurar o quão satisfeito os pacientes ficaram após o serviço (consulta, exame ou tratamento) realizado. Esses índices são utilizados para analisar e melhorar a qualidade de atendimento da unidade.
Balanço
A ABHU (Associação Beneficente Hospital da Unimar), responsável pelo atendimento na UPA da zona Norte, relatou no balanço administrativo que investiu exatamente em programas de aproximação com o público para aperfeiçoar o atendimento. “Essa é sempre a nossa expectativa, de obter da população um retorno sobre o atendimento. Nós buscamos a excelência, a cada dia, mas só conseguimos saber se estamos no caminho certo quando a população nos dá esse feedback”, ressaltou o diretor administrativo da UPA Norte, João Paulo Bermudes.
O prefeito licenciado Daniel Alonso, que se recupera em sua residência da cirurgia cardíaca realizada recentemente, parabenizou a atuação da ABHU, em estar sempre em busca da superação e melhoria do atendimento. “A população de Marília já sofreu muito com a ingerência ou omissão na Saúde oferecida pelo Município. Em minha gestão, priorizamos a qualidade para então atingirmos com eficácia maior quantidade. A contratação de organizações de saúde confiáveis, comprometidas e parceiras, como a ABHU, possibilitam essa elevação do padrão municipal da Saúde, comprovada pela elevação do grau de satisfação dos pacientes atendidos”, declarou o chefe do Poder Executivo.
Esta gestão de excelência e qualidade começou com a recolocação de profissionais técnicos no setor, com a importante participação do médico oncologista Dr Sérgio Antônio Nechar (ex-deputado federal), em 2022, e agora, com a participação do médico urologista Dr Osvaldo Ferioli Pereira. Para o atual secretário da Saúde, com mais de 30 anos de experiência na rede municipal, a larga experiência e dedicação da Unimar, por intermédio da ABHU, em ofertar profissionais e gerenciamento de serviços de saúde para municípios de toda a região, foi fundamental para esta escalada de qualidade.
“A dor e o sofrimento intensificam a insatisfação e a crítica de um serviço de saúde. A cura, a atenção e o carinho despendido pelos profissionais da saúde rompem esse ciclo de queixas e deixa evidente o contentamento da população. Marília, pela primeira vez em sua história, tem duas unidades municipais de pronto-socorro eficientes, de qualidade e com muita vontade de ajudar e tratar bem nossa população”, concluiu Ferioli.
Fotos: Ramon Barbosa Franco