29 SET 2023
SAÚDE
Prefeitura de Marília orienta população para que concluam esquema vacinal contra Covid
Na última semana surgiu 23 novos casos positivos, com 9 internações na UTI e a 34ª confirmação de óbito em 2023
A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, reforça o apelo para que toda a população conclua seu esquema vacinal contra a Covid-19, tomando todas as doses principais e doses de reforço, indicados conforme a faixa etária da pessoa, a partir dos seis meses de idade. Segundo dados estaduais, cerca de 10% da população não tomou nem a 1ª dose principal (91,77%) ou a 2ª dose principal (89,26%) e quase a metade não tomou a 1ª dose de reforço (61%). Quanto menor a cobertura vacinal, maior o risco de transmissão e óbito, principalmente.
O 34º óbito provocado pelos sintomas graves da Covid foi de um homem  de 90 anos, sem registro de comorbidades na notificação hospitalar, que apresetou os sintomas em 18 de setembro e veio a falecer três dias depois.

A enfermeira Alessandra Arrigoni, responsável técnica pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, explica que mesmo aumentando o número de novos casos semanais, de até 30 casos por semana, a incidência da doença ainda é classificada como estável, pois ainda não estão aumentando o número de casos de internação, seja em enfermaria ou UTI. Atualmente cinco pacientes com Covid estão na UTI do HC, dois na UTI da Santa Casa e dois na UTI do ABHU.

“O Alerta à população é o de que a Covid-19 não pode ser esquecida e que é grave para alguns pacientes, principalmente os grupos de risco, com comorbidade, e principalmente os não vacinados”, declarou ela.

A Prefeitura Municipal mantém os imunizantes disponíveis em todos os postos de saúde. “Sevemos compreender e levar mais a sério as doenças que podem ser evitadas ou amenizadas com as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde . Muitas óbitos e internações seriam evitados”, disse.

Cada faixa etária tem um esquema vacinal próprio contra a Covid-19. Existem cinco esquemas por faixa etária: De 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; de 3 e 4 anos, 11 meses e 29 dias; 5 a 11 anos de idade; 12 a 39 anos de idade;  40 a 59 anos de idade. A maioria precisa tomar duas doses principais, com uma a até duas doses de reforço, respeitando os prazos de intervalo.

Consulte seu esquema vacinal no posto de saúde para conferir se já concluiu toda a cobertura vacinal, reduzindo assim o risco de sintomas graves e até fatais da doença.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024