29 SET 2023
Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul terá programação nas 54 unidades de saúde
Ação unificada realizada desde 2022 pelo Município mobiliza e intensifica ações de prevenção, diagnóstico e combate ao câncer e às doenças cardiovasculares
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio das equipes técnicas da Saúde da Mulher e da Saúde do Adulto da Secretaria Municipal da Saúde, realiza a ‘Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul – Juntos Nessa Causa’. A ação consiste em dois meses de mobilização e intensificação das ações de prevenção, diagnóstico precoce e combate ao câncer de mama, câncer de colo de útero, câncer de próstata e às doenças cardiovasculares simultaneamente.

A abordagem ocorre nas 54 unidades de saúde da atenção primária oferecida pelo município (46 ESF e 8 UBS). “A campanha chama também a atenção para adoção de práticas de atividade física e alimentação saudável, minimizando os riscos não apenas do câncer de mama, mas também de várias outras doenças”, comentou a responsável técnica pela Saúde do Adulto, Fabiana Fernandes.

“O objetivo é trabalhar a mobilização social e ampliar as ações e estratégias para o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, de colo de útero, de próstata e risco cardiovascular, voltadas para as mulheres e homens nesses dois meses de intensificação”, explicou a Dra. Camila Abrão Costa, médica responsável pelo setor de Saúde da Mulher.

A campanha teve início com a exposição da parceria bem sucedida entre Saúde e supermercado São Francisco, no ano 2022, em um estande cedido para a participação da Secretaria Municipal da Saúde no evento da APAS Experience desta quarta-feira,  27 de setembro.

A abertura oficial da ‘Campanha Outubro Rosa/ Novembro Azul – Juntos Nessa Causa’ será no dia 2 de outubro de 2023. Os agentes comunitários da Saúde vão participar de uma palestra com o Dr Carlos Alberto Giandon, mastologista da rede municipal e da Santa Casa de Misericórdia de Marília, e também com a Dra Dinah Belém, médica da equipe técnica da Saúde do Adulto.

“Estamos em constante atualização e capacitação de nossos profissionais, para ampliar e melhorar o atendimento e a qualidade de nossos serviços. Os agentes comunitários de Saúde vão ampliar nossa rede de cuidado, preparados para identificar sintomas e ajudar na detecção precoce das doenças durante a ação cotidiana de atenção aos pacientes”, explicou o secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira.

Eles vão atender como realizar a abordagem sobre busca ativa e orientações para conscientização quanto a importância dos cuidados, prevenção e fatores de risco do câncer, doenças cardiovasculares e doenças em geral em mulheres e homens, tendo em foco o diagnóstico precoce do câncer de mama.

As 54 unidades de saúde da atenção primária (46 ESF e 8 UBS) se organizaram para ampliar acesso à população alvo da ação, realizar busca ativa na faixa etária recomendada, ofertando exames em livre demanda, estendendo horário de atendimento durante a semana, abertura aos sábados, parceria com serviços próximos às unidades, realização de palestras em escolas, indústrias, universidades, supermercados. Além disso, reforçarão as informações e orientações nos grupos de usuários das unidades.

Fotos: Ramon Barbosa Franco

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024