05 OUT 2023
SAÚDE
Prefeitura Municipal de Marília alerta para necessidade de proteção dos mais vulneráveis à covid-19
A vacinação incompleta pode aumentar a gravidade da doença e levar pacientes a estados críticos e até a morte. Nesta semana foi confirmado o 35º óbito em Marília
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, faz um alerta e incentiva toda a população para aproveitar os horários estendidos dos mutirões da Campanha Nacional de Multivacinação, em andamento, para completarem o esquema vacinal indicado para sua idade e classificação de risco.

Com a chegada de uma nova variante da doença, a transmissão se tornou permanente e apenas a cobertura vacinal pode proteger o paciente de ter os sintomas agravados ou tornados críticos, que podem matar rapidamente. A atenção deve ser especial para as pessoas consideradas mais vulneráveis ao vírus. Como foi o caso do 35º óbito registrado no município e confirmado nesta semana. Uma mulher, de 89 anos, sem comorbidades, mas sem informações sobre sua vacinação, segundo notificação hospitalar. Ela adoeceu com apresentação dos sintomas no dia 28 de agosto, progrediu para o estado grave no dia 12 de setembro e precisou ser hospitalizada, até que seu estado ficou crítico, falecendo no dia 2 de outubro.

São considerados grupo de risco para agravamento da covid-19 os portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, e indivíduos fumantes (que fazem uso de tabaco incluindo narguilé), acima de 60 anos, gestantes, puérperas  e crianças menores de 5 anos. Existem estudos recém-publicados com dados sobre os grupos de risco ligados a maior mortalidade por Sars-Cov-2, citando as enfermidades hematológicas, incluindo anemia falciforme e talassemia, doença renal crônica em estágio avançado (graus 3,4 e 5), imunodepressão provocada pelo tratamento de condições autoimunes, como o lúpus ou câncer, exceto câncer não melanótico de pele, obesidade ou doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica.

A população pode completar o esquema vacinal em qualquer uma das 54 unidades de saúde do período matutino, na unidade noturna (Nova Marília) de quintas-feiras ou nos mutirões de atendimento em horário estendido, nesta quarta e quinta-feira, das 17h às 21h, Santa Antonieta, São Judas, Alto Cafezal e Chico Mendes. Haverá vacinação também neste sábado, dia 7 de outubro, das 8 às 13 horas, nas UBS Santa Antonieta, UBS Chico Mendes, UBS Nova Marília, UBS São Judas, UBS Alto Cafezal e USF Jardim Maracá.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024