04 OUT 2023
CULTURA
Obra literária da escritora mariliense Bruna Motta será lançada no próximo dia 12, no Beco Cultural da avenida Ipiranga
‘Várias faces da mesma solidão’, editado pela editora Patriani, apresenta crônicas potentes, sensíveis e cruas
A escritora Bruna Motta, autora de Marília - que prefere utilizar a variação do pronome neutro para definir sua atividade cultural e características pessoais: escritore da periferia, não binário, negre e gorde - lança no próximo dia 12 de outubro - quinta-feira da próxima semana - o seu livro de crônicas, ‘Várias Faces da Mesma Solidão’, editado pela editora Patriani, de Marília. ‘Afeto e solidão: duas palavras que trazem a essência deste livro’, resume a sinopse da obra. ‘Com crônicas potentes, sensíveis e cruas, Bruna Motta fala de uma desumanização estrutural, hierárquica, desigual e violenta reservada a alguns corpos, ressoando na falta de afeto e na solidão’, continua a síntese desta obra que chegará ao público durante evento programado no Beco Cultural, localizado na avenida Ipiranga, nº 271 - atrás do Aeros Bar, perto do viaduto da Bahia.

A publicação da obra teve apoio de edital de fomento ProAc (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a equipe que trabalhou na produção do livro é formada por artistas de Marília, incluindo produtora e coordenadora de comunicação Jaqueline Alves, social media Viviane Motta, designer e responsável pela criação da identidade visual Yasmin Alves, fotógrafa e gestora Paula Mello, auxiliar financeiro Wesley Miguel e artista Aryell Souza, responsável pela capa de ‘Várias Faces da Mesma Solidão’. O livro não fala somente da falta, mas da presença do afeto que dá com o mergulho e a descoberta de si. O livro é um corpo-texto, bem como disse Júpi77er no prefácio. “Um corpo-texto que carrega o grito, a violência e a falta de afeto sobre corpos que a sociedade gordofóbica, transfóbica, racista e machista tenta apagar. Estes mesmos corpos continua a se redescobrirem, a se fortalecerem e a se afetarem no sentido mais afetuoso que possa existir e ser. Este é um corpo-texto, corpo-acolhimento, corpo-descoberta, corpo-afeto que por meio de crônica encontra você”, escreveu Vanessa Conceição, responsável pela sinopse.

Sobre a autora

Bruna Motta nasceu em Marília e desde a adolescência atua na área cultural da cidade. Aos 15 anos fundou uma biblioteca comunitária na zona Norte de Marília. O espaço funcionou por cinco anos e depois foi desativado. Formada em Ciências Sociais, atuou na rede pública de ensino por 9 anos, lecionando História, Geografia e Sociologia. Em 2020 teve o projeto ‘Escurecendo a Questão’ contemplado no edital de incentivo a leitura do ProAc e, com isso, organizou rodas literárias em 18 escolas e 4 espaços públicos do Interior do Estado de São Paulo.

Nos últimos anos ministrou oficinas de escrita, organizou ações de incentivo à leitura e participou da organização do Festival Transbordar. Desde 2016 participa de Slam, batalha de poesia falada, tendo, inclusive, vencido o primeiro Slam que aconteceu em Marília. Em 2021 foi finalista do Slam Viral, um campeonato de poesia falada online, com participantes de oito países de língua portuguesa. Como premiação, teve sua poesia publicada em antologia poética lusófona. Também participou do maior campeonato de poesia falado do Brasil, o Slam São Paulo, representando o Slam na Casa da cidade de Marília, levando o nome de Marília para fora e mostrando para o Estado que em Marília tem muita gente produzindo arte de qualidade.

Lançamento do livro

O lançamento de ‘Várias Faces da Mesma Solidão’ acontecerá em 12 de outubro, no Beco Cultural, na avenida Ipiranga, nº 271, no centro de Marília. O evento será promovido das 16h às 23 horas, iniciando com espaço para as crianças, seguido do Sarau Arte para Respirar, show de Jupi77er e encerramento com discotecagem de Serey Sementes Nativas. O evento é gratuito. O livro está sendo vendido através das redes sociais de Bruna Motta, através do perfil no Instagram @mottabrunaapoesia.

Fotos: Divulgação

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-consolida-o-reconhecimento-a-cultura-japonesa-em-marilia
Há 2 dias
Prefeitura Municipal de Marília consolida o reconhecimento à cultura japonesa em Marília com a 21ª edição do Japan Fest