20 OUT 2023
SAÚDE
“Melhor Horário” da Secretaria Municipal de Saúde de Marília promove campanha de exames preventivos voltado às mulheres
A UBS do bairro Nova Marília, que funciona no período noturno, realizará coleta de papanicolau e pedidos de mamografia
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio do Programa “Melhor Horário” da Secretaria Municipal da Saúde, que oferece atendimento noturno à população na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Nova Marília, realiza na próxima semana campanha de exames preventivos às mulheres, com coleta de papanicolau e pedido de mamografia. Os exames vão atender mulheres de todas as idades e de todas as regiões e bairros de Marília, no período das 18h às 21h às segundas, quartas e quintas, nos dias 23, 25 e 26 de outubro.

O Melhor Horário já realiza coleta de papanicolau agendado para as mulheres que trabalham. “Esta campanha será uma parceria dentro da própria UBS Nova Marília envolvendo as enfermeiras do diurno e do Melhor Horário pensando no Outubro Rosa", disse a responsável pelo Melhor Horário, enfermeira Carolline Matias. A proposta inicial é de atender até 25 pacientes por turno de atendimento, podendo haver prorrogação caso houver muita demanda. “O público alvo são as mulheres de todas as idades. Mas caso o esposo esteja junto, também será oferecido atendimento e orientação para prevenção. Estaremos atendendo a demanda espontânea, de portas abertas, de todas as regiões de Marília”, disse a enfermeira responsável pela unidade do Nova Marília, Cristiani Alves.

“Estaremos em plantão, fazendo a coleta para o exame laboratorial de papanicolau e, para as mulheres com idade de 40 anos ou com critério de risco estaremos fazendo o pedido de exame de mamografia. O pedido é encaminhado à central de vagas, que irá promover o agendamento e depois comunicar a data de realização”, explicou a enfermeira.

“Com a promoção da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul estamos intensificando as orientações e também criando campanhas como essas, para desafogar a fila de espera e ampliar o cuidado e a qualidade do atendimento à saúde que o município se empenha em oferecer”, declarou o secretário municipal da Saúde e médico, Dr Osvaldo Ferioli Pereira.
A unidade de Saúde do Nova Marília fica na Avenida Mem de Sá, nº 360-A.

O programa Melhor Horário

O atendimento noturno da UBS Nova Marília foi criado pelo então secretário da Saúde, Sérgio Antonio Nechar, Dr Nechar, que deixou a função em janeiro deste ano para assumir vaga na Câmara Municipal de Marília como vereador, em decorrência do falecimento do vereador Ivan Luís do Nascimento, o popular Ivan Negão (1980-2023). Seu projeto foi dado continuidade pelo atual secretário da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, criando assim uma alternativa inédita na história de Marília para se promover a atenção básica também no período noturno. A cidade oferece 54 unidades de saúde no período matutino.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024