30 OUT 2023
Marília confirma caso positivo de febre maculosa no distrito rural de Avencas
Avencas contabiliza seis notificações suspeitas de febre maculosa. Ações de controle devem continuar de forma permanente e intensa no distrito e em toda a cidade
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, comunica que mais um caso positivo para febre maculosa foi confirmado. Agora são dois casos confirmados por laboratório de análise Instituto Adolfo Lutz. Este último trata-se de um homem, jovem trabalhador rural na área de citricultura, que infelizmente, foi a óbito. Dos seis casos notificados no distrito, um já foi descartado e outros três aguardam análise.

“Todas as ações preconizadas de controle já foram realizadas e devem continuar de forma permanente tanto no distrito, quanto no município de Marília”, salientou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni. Segundo ela, a partir da confirmação do primeiro caso no distrito e do Alerta emitido, outras investigações e notificações em outros bairros já ocorreram, porém aguardam resultado.

A identificação de possíveis focos de carrapato-estrela causador da infecção começou antes mesmo do dia em que foi confirmado o primeiro caso de febre maculosa, realizando investigação de locais com infestação de carrapatos e sinalização de alerta para que a população evite áreas de mata, rios e lagos. Em caso de necessidade, que se proteja com roupas e calçados adequados para se evitar o contato e a picada do carrapato. Faixas foram colocadas para indicar locais de perigo no Distrito de Avencas.

Os agentes de endemia e veterinários da Vigilância Ambiental do Município continuam com ações preventivas e de investigação no distrito, com visitas casa a casa para orientação da população sobre o perigo da doença e os cuidados. Os agentes também estão realizando levantamento e coleta de exame dos cães sintomáticos para leishmaniose do distrito de Avencas.

“Fizemos levantamento de infestação de carrapatos dentro do perímetro urbano de Avencas, e enviamos para análise, concluindo que nenhum dos carrapatos encontrados no perímetro urbano foi identificado como carrapato estrela, vetor da febre maculosa”, destacou a supervisora da Divisão de Zoonoses, Vivian Martinelli Funai.

Os agentes fizeram levantamento na beira dos rios e nas proximidades. “Todos os espécimes encontrados são do gênero Amblyomma, da família do ‘estrela’, e já enviamos para análise no Instituto Pasteur de São Paulo para identificar se é o Amblyomma sculptum (carrapato estrela) vetor da Febre Maculosa”, detalhou.

Com a intensificação das ações, as vigilâncias epidemiológica e ambiental estenderam o trabalho, com orientações e investigação de possível infestação de carrapatos em outras áreas das regiões, que foram frequentadas pelos pacientes suspeitos de febre maculosa”, concluiu.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024