Clique aqui e consulte nossas políticas.
23 NOV 2023
ADMINISTRAÇÃO
Prefeitura Municipal e Defesa Civil colocam em prática plano de ação e medidas após tempestade em Marília
Município, através do gabinete do prefeito, Secretarias e Fundo Social de Solidariedade, ampara famílias que precisaram deixar imóveis após intensa chuva com ventos
A Prefeitura Municipal de Marília e a Defesa Civil do Município, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, colocaram em prática na quarta-feira, dia 22 de novembro de 2023, o plano de ação e as medidas de contingência em razão da tempestade ocorrida na cidade. “Tivemos forte temporal com ventos, sendo que num curto período de tempo foram registrados mais de 30 milímetros de chuva. Todas as demandas que chegaram à Defesa Civil foram prontamente atendidas”, informou o diretor de Vigilância Patrimonial, Segurança e Multiserviço, Adilson Simão, coordenador de Proteção e da Defesa Civil de Marília.

Previamente estabelecido e com as áreas de risco monitoradas, a Defesa Civil de Marília tinha conhecimento das condições climáticas desta quarta-feira, dia 22. “Assim que as primeiras solicitações chegaram, ainda durante o temporal, o plano de contingência foi colocado em ação com as equipes que estavam de plantão”, salientou o coordenador. Através do gabinete do prefeito municipal Daniel Alonso, Defesa Civil e Secretarias Municipais da Administração, Assistência Social, Direitos Humanos, Planejamento Urbano, Diretoria de Divulgação e Comunicação, Procuradoria do Município e Fundo Social de Solidariedade, além de suporte e apoio da Defesa Civil do Estado medidas foram tomadas no suporte a cinco famílias do bairro Nova Marília III, na zona Sul. Neste ponto, que abrange um quarteirão entre as ruas Louis de Queiroz - situada numa altitude acima - e Almir Pinto - localizada mais abaixo da quadra -, cinco residências foram interditadas após vistoria da engenharia da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. “Outras duas casas estão sendo avaliadas e a circunstância ali envolveu a queda de um muro de arrimo”, explicou Simão.

Não houve vítimas e nenhuma pessoa das cinco famílias ficou ferida. A Prefeitura de Marília colocou à disposição dos moradores abrigos e acolhimento, contudo todos preferiram se alojar em residências de familiares ou de amigos. “As famílias preferiram as casas de familiares ou de pessoas amigas. Queremos informar que, conforme alerta que nos chegou da Defesa Civil do Estado, novas chuvas irão ocorrer, pelo menos até sábado, com previsão de índice pluviométrico de até 120 milímetros”, avisou o coordenador da Defesa Civil de Marília. A Prefeitura de Marília mapeou as áreas de risco e vem avaliando as características dos pontos, inclusive possui estratégia de prevenção e também de reação. “Seguimos monitorando e contamos com o forte apoio do Corpo de Bombeiros de Marília. Alertamos para as pessoas tomarem muito cuidado com as descargas de raios, que estão mais comuns nesta época”, concluiu.

O temporal de quarta-feira, dia 22 de novembro, consistiu na chuva mais intensa registrada neste 11º mês do ano. Antes, ocorreram precipitações de 20 milímetros no dia 9 e de pouco mais de 10 milímetros no dia 1º.

Fotos: Divulgação

Noticia indice-de-acesso-ao-saneamento-basico-em-marilia-e-maior-que-na-suecia-alemanha-e-outros
Há 5 horas
Índice de acesso ao saneamento básico em Marília é maior que na Suécia, Alemanha e outros países desenvolvidos da Europa